O Vale Gás nacional, também conhecido por Auxílio Gás, chega em junho com um aumento no seu quadro de beneficiários em relação ao mês de abril.
A saber, para este mês são 5,68 milhões de famílias contempladas, e em comparação, foram 5,39 milhões em abril.
Lembrando que em maio não tivemos repasses do Vale Gás, pois este benefício é pago a cada 2 meses.
De acordo com o Ministério da Cidadania, os novos brasileiros inseridos no recebimento do benefício são aqueles que atendem a todos os requisitos do programa.
No entanto, mesmo com essa ampliação, o número ainda está bem distante do total de beneficiados com o Auxílio Brasil, que chega a 18,15 milhões de pessoas em junho.
De acordo com o governo, isso acontece por não haver orçamento suficiente para incorporar todos os que estão no Auxílio Brasil para ter o recebimento do Vale Gás. No entanto, existe uma projeção de que isso aconteça até setembro de 2023.
Aumento no valor do Vale Gás
Além do discreto aumento no número de beneficiários do Vale Gás, em junho o valor é também levemente maior do que aquele aplicado em abril.
Neste mês, o crédito é de R$ 53, contra R$ 51 para o mês de abril.
Isso ocorre porque o valor final a ser creditado é determinado pela média do preço nacional do gás de cozinha.
A saber, a Agência Natural do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publica em seu site mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.
Desse modo, o repasse fica em 50% desse valor médio. Portanto, um aumento no crédito do Vale Gás indica que o item tem sofrido aumento pelo país, e consequentemente, será maior também o valor que o brasileiro vai precisar desembolsar para completar o total que permita a compra do gás de cozinha.
Calendário é o mesmo do Auxílio Brasil
É importante destacar que o Vale Gás segue o mesmo calendário de pagamentos do Auxílio Brasil.
Desse modo, a Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (17), o pagamento da nova rodada do Auxílio Brasil e junto é aplicado também o crédito daqueles que têm direito ao Vale Gás.
A saber, nesta data são contemplados os beneficiários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com final 1.
Quem tem direito ao Vale Gás?
Vale mencionar que só pode fazer parte do programa quem está incluído no Cadastro Único e que tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Um outro critério é que a renda mensal per capita deve ser menor ou igual a meio salário mínimo.
Por fim, saiba que a lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência para receber o Vale Gás, assim como vítimas de violência doméstica.
Veja também: INSS: Central 135 funciona na emenda do feriado mesmo com agências fechadas