Como veiculado aqui no Brasil 123, novos pagamentos do vale gás estão em andamento nessa semana, e serão finalizados na sexta-feira (25).
De acordo com as informações do governo federal, são 5,58 milhões de famílias contempladas com o benefício em fevereiro. A saber, o valor do repasse esse mês é de R$ 50.
Mesmo com o avanço no calendário de pagamentos, é sabido que muitas são as pessoas que não conseguiram ainda receber nenhuma parcela do benefício. Mas, afinal, por que existem pessoas que não tiveram acesso ainda ao vale gás nacional?
Vamos te dar detalhes sobre esse assunto.
Vale Gás
Antes de tudo, cabe explicar que o valor do repasse corresponde a 50% do preço médio nacional do botijão de gás, e é realizado a cada 2 meses.
O primeiro pagamento foi realizado em dezembro apenas para um público prioritário, de moradores das regiões afetadas gravemente pelas chuvas. Em janeiro deste ano o repasse foi realizado para os demais beneficiários, retroativamente, relativo ao mês de dezembro.
É por esse motivo que em fevereiro também temos pagamentos do auxílio gás, já que o benefício deve ser repassado a cada 2 meses.
Não recebi o vale gás nacional
É importante deixar claro que o maior motivo para que isso ocorra, sem dúvida, é a falta de espaço no orçamento.
Como se sabe, em fevereiro, o Auxílio Brasil chegou a um total de 18 milhões de famílias atendidas em sua folha de pagamentos, mas esse mesmo número não pode ser aplicado ao vale gás.
Podem até ocorrer casos de pessoas que se enquadram nos critérios do programa, mas por falta de verba, ficarão na fila de espera, uma vez que existem grupos prioritários para o recebimento, estabelecidos por lei.
O governo afirma que vai ampliar o número de pessoas que vão receber o subsídio para a compra do gás de cozinha, mas que isso depende do espaço no orçamento, e vai acontecer de forma lenta.
A previsão para que todos os beneficiários do Auxílio Brasil recebam também o vale gás e apenas para setembro de 2023.
Quais os requisitos para receber o benefício?
O primeiro passo é ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e com os dados atualizados. Ainda mais, outro critério é a renda da família, que deve ser de até meio salário mínimo por pessoa.
Além disso, podem receber as pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC), assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Como mencionada, a questão da prioridade do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios:
I – Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
II – Famílias com menor renda por pessoa;
III – Famílias com maior quantidade de pessoas;
IV – Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
V – Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Veja também: Dataprev anuncia reprocessamento do Abono Salarial; veja detalhes