Assim como já se sabe, o Vale-Gás teve sua última rodada de pagamentos encerrada na terça-feira (28). Portanto, considerando que os repasses são feitos bimestrais, o próximo calendário tem previsão de ser iniciado no mês de abril.
Vale lembrar que em fevereiro, aproximadamente 5,6 milhões de famílias de baixa renda elegíveis ao programa tiveram acesso ao benefício no valor de R$112. Lembrando que os pagamentos iniciaram no dia 13 e tiveram uma breve pausa durante o Carnaval.
CAIXA TEM: Veja como ter até R$ 3.000 liberado pelo aplicativo
Qual é o valor do Vale-Gás?
Antes de mais nada, o valor pago aos beneficiários é definido com base no levantamento realizado mensalmente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Neste ano, portanto, o benefício deve corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos, atualmente.
Também é importante deixar claro que, tradicionalmente, o pagamento do auxílio corresponde a 50% do preço médio nacional do gás. Entretanto, o presidente Lula decidiu prorrogar essa decisão do ex-presidente Bolsonaro, mantendo o valor do benefício ampliado, ou seja, no valor integral do produto.
Quem tem direito ao Vale-Gás?
Em primeiro lugar, o programa também determina que alguns requisitos básicos sejam seguidos. Sendo assim, veja a seguir, quais as exigências para fazer parte do Vale-Gás:
- Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) com uma renda familiar mensal per capita, ou seja, por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo;
- Famílias que tenham, no mesmo domicílio, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) da assistência social;
- Assim, pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de se sustentarem e também sua família;
- Famílias que possuam em seu núcleo mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.
No entanto, vale lembrar que o alcance do programa é limitado. Com isso, foram liberadas algumas regras de prioridade, sendo para:
- Famílias que estão com o cadastro atualizado no CadÚnico;
- Famílias com uma renda menor;
- Famílias com uma maior quantidade de integrantes;
- Famílias que recebem o Bolsa Família (Auxílio Brasil);
- Famílias com cadastro qualificado pelo gestor do programa, através de uma análise.
Veja o próximo calendário do Vale-Gás
Assim como já foi mencionado, o Vale-Gás possui o pagamento bimestral, ou seja, os repasses são realizados a cada dois meses. Sendo assim, confira as datas de pagamento do Auxílio Gás para abril:
- NIS com número final 1: pagamento em 14 de abril;
- NIS com número final 2: pagamento em 17 de abril;
- NIS com número final 3: pagamento em 18 de abril;
- NIS com número final 4: pagamento em 19 de abril;
- NIS com número final 5: pagamento em 20 de abril;
- NIS com número final 6: pagamento em24 de abril;
- NIS com número final 7: pagamento em 25 de abril;
- NIS com número final 8: pagamento em 26 de abril;
- NIS com número final 9: pagamento em 27 de abril;
- NIS com número final 0: pagamento em 28 de abril.
Como consultar o benefício?
Sobretudo, a consulta pode ser realizada com o número de CPF. Para isso, o cidadão pode acessar por meio das seguintes plataformas:
- Aplicativo da poupança social, Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Atendimento Caixa ao Cidadão – telefone 111;
- Portal de Relacionamentos do Ministério da Cidadania – telefone 121.