Uma das notícias que mais movimentou o mercado do fundo de garantia nos últimos dias foi a privatização da Eletrobrás. Isso porque o Governo Federal aprovou que os trabalhadores possam usar até 50% do saldo do FGTS para investir nas ações da empresa. Com isso, os rendimentos do fundo podem ser muito maiores que os atuais 3% ao ano.
Contudo, o fato de que os investimentos em ações possuem rendimentos variáveis faz com que alguns trabalhadores tenham dúvidas. Por isso, hoje vamos falar sobre o uso do FGTS na privatização da Eletrobrás e o que vale a pena fazer.
Como usar o FGTS?
Para usar o FGTS para a privatização da Eletrobrás, você não precisa ter contas em corretoras, muito menos ter acesso a diversos bancos. Isso porque você precisará buscar um Fundo Mútuo de Privatização (FMP), que é o ativo responsável por pegar o valor do seu fundo de garantia e investir nas empresas estatais.
Para isso, existem diversos FMP no mercado que podem ajudar você. Para fazer essa operação, eles cobram uma taxa anual para investir o seu FGTS nas ações da Eletrobrás por você. Atualmente, o fundo da Genial Investimentos é o mais barato do mercado, cobrando 0,20% ao ano. Contudo, outros fundos podem cobrar muito mais que isso, chegando às taxas de 1,5% ao ano.
Após escolher o fundo, basta entrar em contato com a instituição e solicitar o aporte de valores na empresa estatal. Para isso, você precisará escolher um valor igual ou maior a R$200,00, que é o aporte mínimo desses produtos. Com isso, o fundo de investimentos pegará o seu dinheiro e investirá nessa empresa.
Após solicitar o aporte do valor, você precisa investir na ação por, no mínimo, 12 meses. Somente após esse prazo você poderá desistir do investimento. Além disso, o valor dos dividendos e juros sobre capital próprio vão diretamente para a sua conta do FGTS. Com isso, não existe a possibilidade de você resgatar esse valor para contas bancárias.
Vale a pena investir em Eletrobrás?
Para decidir se valor a pena, ou não, tirar o dinheiro do FGTS para comprar ações da Eletrobrás, primeiro você precisa entender como o investimento funciona. Isso porque o valor do fundo de garantia é usado para casos de emergência. Com isso, se você for demitido antes dos 12 meses de carência do investimento, você fica sem todos os seus valores.
Além disso, comprar ações não é uma garantia de retorno. Isso porque, em 12 meses, as ações da empresa podem cair e, com isso, você pode perder dinheiro do seu FGTS. Com isso, se você aportar R$200,00 na Eletrobrás, você pode ter mais que isso em 12 meses, mas também pode perder parte do dinheiro.
Além disso, a Eletrobrás pagou 3,6% de dividendos nos últimos 12 meses. Ainda, a cotação das ações apresentaram uma queda de mais de 5%. O resultado é que quem investiu há 12 meses na empresa, mesmo sem usar o FGTS, teve uma leve perda de dinheiro.
Para o futuro, analistas acreditam que a empresa deve crescer e pagar mais dividendos aos acionistas. Com isso, caso deseje comprar as ações, você deve colocar poucos valores e entender que, em caso de perda, você sairá com menos dinheiro que antes.