A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais tradicional do Brasil. Há anos sendo escolhida pelos brasileiros que desejam guardar algum dinheiro, a poupança vem perdendo atratividade nos últimos anos. Mas será que a caderneta vale a pena para quem quer fazer o seu dinheiro “trabalhar” para você?
Décadas atrás, a poupança era sinônimo de segurança no país, em geral. Aliás, a caderneta continua oferecendo muita segurança aos brasileiros.
No entanto, no quesito rentabilidade, esse tipo de investimento vem perdendo força há meses e já não é mais o mesmo de antes. Por isso, quem decide guardar o dinheiro para vê-lo “trabalhar” e “crescer” sem esforço precisa ler esse texto.
‘Bolsonaro será líder da oposição’, diz Guedes sobre governo Lula
Veja as limitações da caderneta de poupança
Em primeiro lugar, vale destacar que a poupança vem se mostrando obsoleta devido a outros tipos de investimentos. Isso porque há várias outras maneiras de investir o dinheiro “suado”, conseguindo rendimentos bem mais expressivos que a poupança.
Além disso, muitos destes investimentos possuem liquidez imediata, ou seja, permitem a retirada do dinheiro sem precisar esperar meses ou anos para que o valor realmente tenha rendido alguma coisa.
A saber, as pessoas só conseguem ganhar alguma coisa com o dinheiro colocado na poupança depois de semanas. Como o rendimento é mensal e anual, os investidores precisam esperar muitos dias para ver o dinheiro multiplicar. E a demora nem vale a pena, porque a taxa de crescimento é baixa.
Canal contra telemarketing abusivo recebe 26,6 mil DENÚNCIAS
Queda da inflação afeta rendimento da caderneta
Nos últimos três meses, a inflação no Brasil recuou, o que fez a caderneta da poupança voltar a ter rendimento real. Em suma, isso aconteceu justamente pela queda da inflação, e não pelo aumento do rendimento da poupança em si, ou seja, o resultado é positivo apenas em partes.
Contudo, mesmo voltando a oferecer rendimento real, a poupança ainda está muito atrás de diversos investimentos disponíveis no país. Na verdade, vários analistas afirmam que colocar dinheiro na poupança não é uma boa ação, visto que há opções mais vantajosas dentro da renda fixa.
“Ainda não faz sentido. A deflação é algo bem pontual, a gente espera voltar a ver o IPCA no campo positivo já nos próximos meses. A poupança segue sendo uma opção inferior às outras na renda fixa, mesmo considerando a isenção de Imposto de Renda obtida na caderneta”, afirma Camilla Dolle, chefe de renda fixa da XP Investimentos.
Veja ainda: DESCONTO de até 65% na conta de luz; saiba como conseguir