Quem não tem carro, sonha em ter. Quem tem, sonha em trocar por um mais novo. Então, na verdade, sempre queremos o melhor. Por isso, hoje, aqui no Brasil 123, nós vamos indicar se vale a pena financiar um carro, bem como conhecer as maneiras de fugir dos juros.
Normalmente, o carro é um sonho de consumo da maioria dos brasileiros, por isso que indicamos que você pense bem antes de assumir essa dívida, para não comprometer o seu orçamento. Muitos são os casos em que as pessoas precisam devolver o carro para os bancos, ou vendem a preços bem menores para quitar as dívidas geradas pelos altos financiamentos.
Portanto, antes de comprar ou trocar um carro pergunte para você mesmo:
- Você precisa realmente deste carro?
- Você precisa deste carro agora?
- Você tem dinheiro para pagar à vista o carro?
- Se pagar à vista, ficará completamente sem dinheiro?
Como reduzir os juros do financiamento do carro?
Se for mesmo necessária a compra do carro, pense na possibilidade de pagar à vista, e ficar sem dívida com esse carro.
Se não for possível, avalie a possibilidade de oferecer uma entrada, e parcelar o restante. Afinal, quanto menor o valor do parcelamento, menor é a incidência de juros sobre o valor parcelado.
Opte por realizar um empréstimo consignado
Se você for funcionário público ou aposentado ou pensionista, você pode optar por fazer um empréstimo consignado para pagar este carro, ou parte deste carro.
Os empréstimos consignados, por terem maior garantia de pagamento, costumam possuir juros muito abaixo dos praticados no mercado de financiamentos.
Entre as opções você tem:
- Fazer um empréstimo consignado para pagar a totalidade do carro.
- Utilizar parte do dinheiro para pagamento à vista, e outra parte do pagamento, realizar um empréstimo consignado.
- Fazer um empréstimo consignado para dar de entrada no pagamento do carro e financiar o restante.
Utilize a opção de financiamento bancário para compra de veículos
Normalmente a modalidade de financiamento bancário para aquisição de veículos é o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), onde o carro está vinculado como garantia. Assim, você não poderá vendê-lo até o pagamento integral da dívida, e se você não pagar, o banco fica com o seu carro, pois você colocou em garantia.
As taxas tendem a ser altas, entre 0,10% a 8% ao mês, dependendo do score do cliente. Além disso, incide sobre o valor financiado o IOF. O lado positivo é que você tem o carro a partir da liberação do CDC.
Assim, para responder a pergunta inicial: Vale a pena financiar um carro?
A resposta é: Depende!!!!
Depende da sua necessidade do carro: se é imediata, ou se você pode esperar.
Assim, o ideal é que você adquira o carro com pagamento à vista.
Mas se isso não for possível, e a sua necessidade não é tão imediata, você pode investir o dinheiro que você tem, para futuramente adquirir o seu carro, à vista. É uma das maneiras de fazer os juros agirem a seu favor.
Portanto, se você puder aguardar, o ideal é investir.
Quem define a necessidade do carro é você!!!!