Uma grande parte dos brasileiros se divertem em jogos online e buscam pelos melhores gráficos. Para isso, é necessário investir em placas de vídeo. Mas, o que fazer se ela estragou e não se sabe se vale a pena consertar? Com os altos valores atualmente, faz com que muitos gamers hesitem em comprar uma atual: somente a série RTX 3000 teve um aumento maior de 85% nas peças.
O primeiro passo é descobrir quais são os tipos existentes no mercado. As mais comuns são as integradas que servem para aqueles que buscam máquinas para funções mais simples como usar um DOCS ou criar uma planilha no Sheets. Já as dedicadas, são voltadas para quem busca fazer lives, rodar jogos e programas em 3D. Atualmente, já existem dedicadas que possuem também a refrigeração líquida além do cooler.
Vale a pena consertar a placa de vídeo?
E então sobra aquela dúvida: será que realmente vale a pena consertar a placa de vídeo? A resposta é: depende! O valor de conserto pode chegar a R$ 800 e existem inúmeras placas de qualidade por esse valor. Contudo, se a peça custa, por exemplo, R$ 5 mil e é super dedicada, não há como comparar com uma de entrada e, se não possui dinheiro, pagar para arrumar pode ser melhor que comprar uma nova nesta escala.
Vale ressaltar, neste momento, a importância de investir em refrigeração: Quando ela esquenta, o chip de algum dos componentes soldados começa a soltar. Dessa forma, mesmo pagando para arrumar, pode ocorrer de futuramente outras pequenas partes descolarem.
A placa de vídeo está cada vez mais cara e compensa pagar apenas se for um modelo extremamente robusto. Mas, se for uma opção mais barata, o recomendado é investir um pouco mais e comprar uma nova para garantir que futuramente não terá problemas.
E então, tem mais alguma dica para quem deseja consertar a placa de vídeo? Comente aqui com o Brasil 123!