Se você quer saber se vai ter horário de verão em 2023, então está no lugar certo, pois hoje nós vamos contar isso e outras coisas sobre as mudanças, que estão previstas para acontecer em 2023, quando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva reassumir a presidência.
Além disso, reunimos algumas informações importantes sobre o horário de verão para passar para você. Assim, esperamos tirar algumas eventuais dúvidas e responder às questões mais comuns sobre esse assunto.
Portanto, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final. Para assim, obter todas as informações necessárias sobre o horário de verão e se ele voltará em 2023!
O que é o horário de verão?
O horário de verão consiste em um sistema em que as horas do relógio são adiantadas em uma hora durante os meses em que a Terra está mais próxima do sol, isto é, no fim da primavera e início do verão, e assim, obter um aproveitamento maior da luz solar.
Este método de economizar energia elétrica, surgiu em 1784, e foi inventado pelo cientista Benjamin Franklin, na América do Norte.
Desde então, vários países, do mundo todo adotaram a ideia, inclusive o Brasil.
O primeiro país a utilizar o horário de verão para economizar os custos com energia foi a Alemanha, que durante a Primeira Guerra Mundial, precisou poupar gastos com carvão mineral. Devido aos tempos difíceis de guerra e dos gastos extras com os militares.
No Brasil, essa medida foi adotada em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Para que serve o horário de verão?
O horário de verão cogita minimizar o consumo de energia elétrica nos horários de pico, que ocorrem no final da tarde. Principalmente, quando as pessoas chegam em casa depois da carga horária de trabalho diária cumprida, e ligam os aparelhos elétricos, como televisores, chuveiros e micro-ondas, e com o horário de verão a noite fica mais curta. Por isso, as lâmpadas das casas, centros comerciais, indústrias e espaços públicos são ligados mais tarde. Gerando uma economia de até 5% no consumo diário de energia elétrica.
O maior defensor do horário de verão no Brasil é o ex presidente Lula. Sendo assim, para tentar tirar todas as marcas que ele deixou no país durante os anos de seu Governo. O atual presidente Jair Bolsonaro tirou o horário de verão em 2019. Alegando que não estava adiantando nada e o consumo de energia elétrica continuava o mesmo, com ou sem ele.
No entanto, a partir do próximo ano, o ex-presidente Lula irá retornar ao poder. Com isso, muitas pessoas estão se perguntando se o horário de verão também irá retornar.
A resposta para essa pergunta ainda é incerta. O que se sabe até o momento é que isso está sendo discutido pelo futuro presidente, que recentemente até postou uma enquete sobre isso em suas redes sociais.
Agora que você já sabe se vai ter horário de verão em 2023, é só ficar de olho nas notícias para não perder nenhuma novidade sobre esse assunto!