Chamado de BEM Caminhoneiro, muitos se perguntam se vai ter Auxílio Caminhoneiro em 2023, afinal, com a troca de presidente que deve acontecer a partir do próximo ano, a insegurança tem tomado conta da modalidade. Afinal, esse Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga pago para esses motoristas começou a partir de agosto de 2022, mas com o novo governante, pouco se sabe ainda sobre a continuidade do benefício.
No dia 9 de dezembro deverá ser paga a última parcela do benefício que terá o valor de R$ 1.000 e esse beneficio ajuda, bastam os trabalhadores autônomos que enfrentam o aumento do preço dos combustíveis.
Veja mais: Auxilio Caminhoneiro em 2023?
O dinheiro é depositado nas contas digitais sociais dos caminhoneiros, sendo movimentadas por meio do app Caixa Tem, que possibilita a compra em lojas virtuais que já estão cadastradas e pode ser transferido para qualquer agência bancária depois disso.
Os caminhoneiros poderão receber a verba porque estão cadastrados no sistema ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Porém é preciso deixar claro que apenas motoristas que possuem cadastro até dia 31 de maio poderão ter direito ao benefício, pago para essa classe.
Chamado de BEM Caminhoneiro, o auxílio pago para o transportador autônomo. Seja qual for a quantidade de veículos, com revisão todos os meses e, até dezembro, o pagamento terá garantia para toda modalidade. No entanto, com a chegada do ano seguinte, esse benefício ainda está incerto, especialmente devido à troca do governo atual.
Quem tem a situação cadastral pendente precisa fazer a regularização junto à ANTT para receber as parcelas do mês vigente. Mas as que já foram pagas não serão creditadas novamente na conta dos caminhoneiros que estão irregulares.
Então, vai ter Auxilio Caminhoneiro em 2023?
Com o grande aumento que aconteceu nas bombas de postos de gasolina, o Governo Federal criou o auxílio Caminhoneiro para beneficiar os profissionais autônomos que sofrem com esse aumento em seus ofícios. No entanto, as eleições presidenciais elegeram Lula para presidente e, com isso, muitos se perguntam se o benefício continuará sendo pago.
Por se tratar de uma base de apoio do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), as eleições que elegeram Lula (PT) podem acabar com o termo popular Pix Caminhoneiro. O apelidado dado ao BEM oferecido para essa classe tão importante para o país.
A PEC que liberou a verba, que se destinou para o pagamento desse benefício prevê somente o pagamento até dezembro. Considerando que haveriam eleições presidenciais em outubro de 2022.
Até o momento, a equipe do governo eleito de Lula não citou o benefício em nenhuma de suas declarações. Portanto, os caminhoneiros estão apreensivos e esse é mais um motivo para as crises que se espalharam nos últimos dias com o bloqueio das rodovias.
Outro ponto que parece levar ao fim do pagamento do auxílio Caminhoneiro em 2023 é a redução no preço dos combustíveis. Sendo o principal fator que trouxe o pagamento desse benefício para essa classe. Afinal, entre o fim de julho e o fim de novembro deste ano, houve uma deflação de 75 centavos por litro, em média, de diesel.