Muita gente tem se perguntado se vai sair novo cartão do Bolsa Família. Isso porque, com a troca de governo e a volta do programa em substituição ao atual Auxílio Brasil, novidades e mudanças são a expectativa.
E para te explicar tudo o que se sabe até o momento e dar maiores detalhes sobre esse assunto, trouxemos muitas informações e dicas para você. É só ler até o final e conferir!
Por que novos cartões?
A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estuda a possível implementação de mais uma medida atrelada ao programa de distribuição de renda, o atual Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família no próximo ano.
Essa medida prevê a distribuição de cartões de débito para todos os beneficiários do programa, para que estes não precisem depender exclusivamente do aplicativo para terem acesso ao dinheiro.
Segundo os integrantes da equipe, muitos dos atendidos pelo benefício não têm acesso à internet, além de, muitas vezes, nem terem celular.
Desse modo, os cartões facilitariam o pagamento de compras e contas, além de possibilitar o saque do dinheiro.
Cartões do Auxílio Brasil
Em julho deste ano, o governo de Jair Bolsonaro (PL), liberou cartões para cerca de 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil.
Com ele, é possível pagar pelas compras em todos os lugares que aceitam cartão de débito, além de sacar os valores referentes ao programa.
No entanto, mais de 12,5 milhões de contemplados pelo benefício não receberam o cartão.
Afinal, vai sair o novo cartão do Bolsa Família?
Como já vimos, a medida para decidir se vai sair novo cartão do Bolsa Família está sendo estudada pelo time do presidente eleito Lula.
Porém, ainda não se sabe se ela será viável financeiramente, pois, segundo a Caixa, cada unidade de cartão sairia por R$14,24. E esse valor não seria pago pelos beneficiários, mas sim pelo Ministério da Cidadania.
Sendo assim, para arcar com as despesas de impressão e envio desses cartões, o custo para os cofres públicos seriam de aproximadamente 178 milhões de reais, apenas para contemplar os 12,5 milhões que ainda não receberam a ferramenta.
E, como o programa deve mudar de nome, a mudança de cartão também pode ser inevitável.
Caso as 8,5 milhões de unidades já emitidas precisem ser substituídas, o custo será de 121 milhões de reais para o Ministério da Cidadania.
Assim sendo, o valor total para os cofres públicos, caso seja decidido que sairá novo cartão do Bolsa Família, seria de 299 milhões de reais.
Outras medidas sobre o Auxílio Brasil
O governo deve revisar os cadastros dos beneficiários do Auxílio Brasil e convocar milhões deles para atualizar informações.
Isso porque, segundo o TCU, há indícios de fraudes que precisam ser averiguados.
Desse modo, muitos benefícios que possam estar sendo pagos indevidamente podem ser suspensos no próximo ano.
Agora que você já sabe mais detalhes sobre a medida que decidirá se vai sair novo cartão do Bolsa Família, fique de olho, pois em breve traremos atualizações sobre esse assunto!