Atenção! Dois mutirões de atendimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão programados para o mês de dezembro no Estado do Rio de Janeiro.
Então, siga a leitura para conferir os endereços e saiba o que é preciso para participar.
Mutirão do INSS
As próximas Agências da Previdência Social (APS) que terão atividades do Programa de Enfrentamento da Fila (PEF) são a de Nilópolis, neste sábado (2), com 70 vagas.
Ainda mais, a de São João de Meriti terá 100 vagas, no dia 9 de dezembro, para segurados com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Desse modo, assistentes sociais do INSS farão as análises dos pedidos de pessoas com deficiência de 7h às 14h nas duas agências.
Agendamento
Os agendamentos prévios para as vagas das duas APS que ficam na Baixada Fluminense devem ser feitos pela internet, via aplicativo ‘Meu INSS’ e pela Central 135.
Anote aí! A APS Nilópolis fica localizada na Estrada Mirandela 351, no Centro. E a agência de São João de Meriti, na Avenida Automóvel Clube 2.384, Shopping Rio Ville Jardim José Bonifacio.
Foco em diminuir as filas do INSS
Vale ressaltar que os mutirões fazem parte do plano de ação para enfrentamento às filas de atendimento no INSS.
Tem direito de requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário mínimo per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.
A saber, o valor do benefício é de um salário mínimo (atualmente de R$ 1.320).
Além disso, não é necessário ter contribuído para o INSS. Contudo, o segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.
Transformação
“O resgate do INSS simboliza o Brasil mais igual para todos”. Essa foi a avaliação do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na terça-feira (28), na reunião virtual com o presidente, superintendentes e gerentes da autarquia federal.
No relato sobre o progresso do PEF, o ministro Lupi afirmou que a convocação de novos servidores e a implementação de ações estruturantes, como os sistemas integrados, permitiram a transformação da realidade previdenciária em todo o país.
“Estamos cada vez mais focados na missão de enquadrar a fila do INSS em até 45 dias, que foi gerada nos últimos anos, bem como aprimorar os serviços. É o resgate de uma instituição que foi dilapidada”, disse, ao destacar a gestão do presidente Alessandro Stefanutto.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social