Muitos trabalhadores brasileiros aguardam todos os anos o dinheiro do PIS/PASEP. Assim, o abono faz muita diferença e permite aos beneficiários quitar dívidas ou realizar planos. Porém, muitos possuem dúvidas de como utilizar de forma inteligente o benefício.
O Programa de Integração Social (PIS) tem como destino os funcionários da iniciativa privada. Já o Programa de Formação do Patrimônio Público (PASEP) tem destino aos funcionários das redes públicas do país. Dessa forma, esses programas permitem o acesso de parte da contribuição de seus empregados.
Para ter acesso aos benefícios é necessário estar inscrito nos programas há pelo menos cinco anos. Confira a seguir cinco formas de usar o seu abono salarial de forma inteligente.
1. Reserva emergencial
A vida é uma caixinha de surpresas e imprevistos costumam acontecer. Assim, mesmo que você possua boa relação financeira com os bancos e o seu nome esteja limpo, é necessário possuir um fundo de emergência. Da mesma forma, caso você esteja com o nome sujo e negativado, o ideal é possuir uma reserva de emergência.
Assim, você poderá depositar o valor do abono salarial em uma conta particular. Idealmente, um fundo de emergência deve possuir um montante no valor de gastos de seis meses.
2. Quite as dívidas
Em caso de situação financeira caótica, o melhor é não reservar, mas sim pagar completamente as dívidas. Para isso, você deverá comparar o valor do benefício com o valor que você precisa pagar. Dessa forma, se for suficiente, você deverá quitar a dívida e não admita adiamentos.
Caso contrário, você pode recorrer a uma negociação junto ao Serasa, pois é comum que haja um desconto do valor devido.
3. Invista
Caso o dinheiro do abono esteja sobrando para você, ele poderá ser aplicado em um investimento. Existem diversos modos de realizar um investimento e gerar uma boa rentabilidade. Por exemplo, CDBs, LCIs, LCAs e Tesouro Direto.
O CDB é um investimento de renda fixa que possui a comodidade de estar presente em diversos bancos. Além disso, ele fornece uma rentabilidade maior que a poupança.
A LCI e a LCA são também investimentos de renda fixa, porém são isentos do Imposto de Renda. O primeiro, destina-se ao crédito imobiliário, enquanto o segundo fornece crédito ao agronegócio. Ambos se parecem com os CDBs.
O Tesouro Direto é uma forma de investimento em bolsa de valores, ou seja, nesse caso o dinheiro é emprestado ao governo.
4. Pague tributos anuais
Outra forma de utilizar de forma inteligente o seu PIS/PASEP é aproveitar para pagar os tributos anuais. Por exemplo, IPVA e IPTU. Além disso, em determinados casos é possível conseguir um desconto através do pagamento à vista.
5. Educação
Após a pandemia, muitos brasileiros perderam o emprego e buscam se recolocar no mercado profissional. Porém, mesmo para quem possui renda agora, as três principais áreas de destino do dinheiro são: alimentação, saúde e educação.
Dessa maneira, uma forma de utilizar o seu abono salarial de forma inteligente é investir em si. Assim, procure se profissionalizar e, quem sabe, poderá aprender a como buscar novas formas de renda.