Se você está passando por uma reforma, ou construindo sua casa dos sonhos, com certeza quer tudo perfeito! E os acabamentos representam a personalidade de quem morará na casa, sendo eles, portanto, a parte principal da composição visual do ambiente. Por isso, para pintar a casa é preciso escolher bem a tinta!
Decoração para paredes: várias formas para decorar as suas
Ela influenciará todo o ambiente, fazendo com que ele pareça maior, ou menor. E atrairá os olhares, fazendo com que cada detalhe esteja em harmonia. Portanto, para pintar a casa é fundamental escolher a cor da tinta sem erro. E isso é possível. Saiba como, no artigo abaixo!
Defina a paleta de cores
Primeiramente, é muito importante definir a paleta de cores da sua casa. Isso é fundamental não apenas para pintar a casa, como para determinar cada item que será utilizado na sua decoração. É muito importante escolher uma paleta de cores fáceis de combinar e buscar utilizá-las, pelo menos, nas partes maiores da casa, como as paredes. Já nos enfeites, prateleiras e outros, menos chamativos, pode-se utilizar cores diferentes, com moderação. Portanto, atenha-se, na compra da tinta, à paleta de cores pré-definida.
Combine com pisos e azulejos
A tinta da casa deve combinar com pisos e azulejos, para não aparentar uma ambiente mal pensado. Portanto, escolha tudo pensando no conjunto. Não é legal, por exemplo, escolher azulejos da cozinha na cor bege, enquanto você pinta a sala integrada de branco. Isso porque contraste fará a parece bege parecer envelhecida. Portanto, pense no efeito que você quer ao unificar os ambientes.
Como usar branco na decoração da casa e deixar o ambiente lindo
Adquira algumas amostras de tinta
Isso parece óbvio, mas muitas pessoas deixam de fazê-lo: vá até as lojas de tinta e adquira amostras daquelas cores que você mais gostar. Se for pintar paredes de cores diferentes, pegue uma amostra de cada cor. Isso é muito importante para decidir qual a cor exata para os seus objetivos.
Observe como as tintas se comportam em diferentes luzes
Agora que você já adquiriu as amostras de tinta para pintar a casa, utilize-as no local conforme orientações do vendedor. Em seguida, observe como as cores se mostram em diferentes luzes. A cor ideal para sua casa é aquela que te agrada tanto com o sol da manhã, como com as luzes artificiais acesas no final da tarde.
Escolha a textura da tinta para a sua parede
Depois que você já escolheu a cor, é imprescindível escolher a textura da tinta com sabedoria. Isso porque existem várias: fosca, brilhante, própria para área externa, específica para a limpeza e mais. Na dúvida, sempre consulte o vendedor da loja para saber qual é a melhor tinta para pintar a parede em cada ocasião.
Pesquise a fundo
Mesmo com tudo praticamente decidido, não deixe de se aprofundar mais nos conhecimentos sobre as tintas, antes de comprar as latas finais. Existe, diversas resenhas na internet de pessoas que as utilizaram e você pode saber, pela experiência delas, quanto essa tinta combinará com o ambiente para o qual você a escolheu.
Decoração para Home Office: beleza e eficiência unidas