Se você acabou de se casar e recebeu uma proposta para construir no terreno da sogra, fique atento! A princípio, pode parecer uma boa ideia por causa da economia. Mas pode não ser tanto assim. Saiba o porquê, no artigo abaixo.
O que fazer para ter um casamento feliz: Veja as dicas!
Casais recém-casados geralmente já gastaram bastante no casamento, ou em férias comemorativas e o dinheiro que sobrou para construir o futuro foi pouco. E quando se recebe a proposta para construir no terreno da sogra, isso vem como uma boa ideia para economizar. Entretanto, essa construção pode ter consequências. Saiba quais são elas!
O terreno é da sua sogra
Sim, é obvio que ao construir no terreno da sogra, o terreno é dela. Entretanto, há que se pensar que ao construir, nada do que terá lá será seu e sim do seu marido (ou esposa) porque pertence à família dele. Ou seja, caso vocês se separem, ele continuará lá, no que vocês construíram juntos e você terá que sair.
As relações familiares acabam pesando
Se sua casa fica bem perto da casa da sua sogra, isso pode acabar gerando problemas causados por intromissão na sua vida e no seu relacionamento. Isso porque todo casal que se casa espera tomar decisões sozinhos, sem palpites alheios, mas não é o que acontece ao morar tão perto.
Você se sentirá casado com seus sogros
Justamente por estarem muito próximos, você encontrará a família do seu parceiro bastante. E isso poderá gerar a sensação de que o casamento é composto por mais de duas pessoas. Portanto, é preciso levar isso em consideração ao construir no terreno da sogra.
Cuidados com as raízes das plantas para ter com as suas
Os sogros terão liberdade com a sua casa
Mesmo que vocês morem longe, construir no terreno da sogra dá liberdade a ela e ao seu sogro para dar palpites na sua vida e na sua casa. Ou seja, eles poderão aparecer sem pedir permissão e acabar interrompendo muitos momentos do casal. E isso não é nada bom para recém-casados.
Por lei, você não tem direito à casa
Você construiu a casa, mas uma vez que ela faz parte do patrimônio da sua sogra. Portanto, você não tem direito a ela. Você poderá, sim, recuperar algum valor investido se tiver como provar que o investimento partiu de você. Entretanto, deverá solicitar restituição na justiça, caso a separação não seja amigável.
Além disso, o valor que você colocou na casa poderá ser divido entre o seu ex-cônjuge e você, entretanto, este é outro processo que demorará na justiça
Portanto, pense bem se não é melhor arcar com um aluguel ou construção de baixo custo em algum outro local. Mesmo que vocês não tenham muito conforto, nem consigam economizar como gostariam, nada compra a liberdade e a intimidade que vocês construirão juntos.
E se vocês se separarem, arcarão com as mesmas despesas e perdas, de igual para igual, caso aluguem ou construam foram do terreno da sogra.
Relacionamento longo: o tédio é normal? Saiba até quando ele é aceitável