Como muitos sabem, o ENEM é importante tanto para os estudantes que desejam entrar na faculdade quanto para aqueles que buscam emprego.
Se você tem interesse em trabalhar no ENEM, o Inep já divulgou o edital para trabalhar no ENEM deste ano (2023).
A seguir, você entenderá melhor como será o processo de seleção e como você pode se inscrever.
Edital publicado para trabalhar no ENEM deste ano
Inicialmente, o Inep divulgou o edital para pessoas interessadas em trabalhar durante a aplicação do ENEM em 2023.
Dessa forma, as vagas são para o cargo de “certificadores”, responsáveis por garantir que a prova seja aplicada corretamente conforme as regras do edital.
Os certificadores registrarão as informações no sistema do Inep e comunicarão qualquer ocorrência durante as provas. Eles poderão trabalhar em um ou dois dias de prova, conforme a necessidade do Inep.
Contudo, a remuneração varia: servidores públicos receberão R$ 32 por hora, enquanto os professores da rede pública receberão R$ 384 por dia de prova.
Veja também: Enem 2023 tem 3,9 milhões de inscritos; veja as datas das provas
Quais são as funções?
As oportunidades para atuar no ENEM são divididas nas seguintes funções:
- Aplicador de provas
- Aplicador volante
- Assistente de aplicação
- Fiscais de banheiro, corredor e portão
- Colaborador auxiliar para estudantes com deficiência, como intérprete de Libras e ledores.
Quem pode se inscrever?
As vagas de certificadores do ENEM são para servidores públicos do Poder Executivo Federal e professores das redes públicas estaduais e municipais, que estejam trabalhando em 2023.
Além disso, é necessário ter ensino médio completo. Não é permitido se inscrever se você tiver cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no ENEM 2023.
Quando começam as inscrições para trabalhar no ENEM?
As inscrições para serem certificadores do ENEM 2023 estão abertas desde o dia 3 de julho.
Assim, você pode se inscrever online no Sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC) até o dia 24 de julho de 2023.
Além disso, durante a inscrição, você pode escolher até três cidades ou sub-regiões onde deseja atuar durante a aplicação das provas do ENEM.
Por fim, acesse o edital para certificadores do ENEM 2023 para obter todas as informações sobre como se inscrever.
Veja também: VAGAS para trabalhar na Apple; saiba como se inscrever
Cronograma completo
Após se inscrever para concorrer a uma vaga de trabalho no ENEM 2023, é importante ficar de olho nas principais datas do cronograma. Isto ocorre, pois as datas são estimadas e podem mudar.
Desse modo, a lista dos inscritos confirmados e não confirmados será divulgada em 14 de agosto, juntamente com a lista dos convocados para o curso de capacitação.
Entretanto, se a sua inscrição não for confirmada, você poderá enviar recursos de 15 a 21 de agosto. Os resultados dos recursos serão divulgados em 01 de setembro.
Por fim, a data mais importante é a aplicação da prova do ENEM. O primeiro dia de provas será em 05 de novembro, das 13h às 19h, e o segundo dia será em 12 de novembro, das 13h às 18h30.
Novidades
O resultado da análise das solicitações para atendimento especial no ENEM 2023 foi divulgado na terça-feira, dia 11. Assim, você pode conferir a situação na página do participante.
Ademais, os grupos que puderam solicitar atendimento especial no ENEM incluem gestantes, lactantes, idosos, pessoas em classe hospitalar e pessoas com deficiência auditiva, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outros.
Além disso, estudantes que solicitaram o uso do nome social no ENEM 2023 poderão conferir o resultado do recurso. Puderam fazer o pedido pessoas transexuais, travestis ou transgêneros que desejam ser reconhecidas socialmente pelo seu nome de gênero e que já têm esse nome cadastrado na Receita Federal.
Veja também: Nota do ENEM: como é feito o cálculo? Confira