Se você está à procura de uma profissão que pague bem, mas que não exija curso superior completo, você tem a chance de fazer diversas coisas, principalmente ligadas às áreas da tecnologia. Contudo, existe uma profissão em alta no mercado e que está pagando salário inicial de R$3 mil reais. São os UX designer, que, atualmente, têm mais de 4 mil vagas abertas no LinkedIn.
Para fazer parte dessa profissão, não é preciso ter curso superior nem nenhum conhecimento prévio de programação. Isso porque é preciso apenas fazer um curso online para ter a experiência desejada. Após essas certificações, você pode trabalhar em empresas do mundo todo, além de ter diversas vantagens, com falaremos a seguir.
O que faz um UX designer?
Um UX designer é o responsável pela experiência do usuário nas telas. Por isso, toda a empresa que tem negócios online, seja com aplicativos ou sites comuns, precisa desse profissional. Na prática, ele escuta as dores dos usuários e, ao solucionar essas dores, ele aumenta o faturamento das empresas. Atualmente, o mercado está exigindo muitos desses profissionais.
Isso porque durante a pandemia, tudo virou digital. Dessa forma, os profissionais de experiência do usuário ficaram ainda mais disputados. Esses profissionais fazem pesquisas sobre o uso da plataforma, além de montarem telas interativas, que virarão aplicativos ou sites. Atualmente, as empresas exigem conhecimentos prévios e experiência na área, o que pode ser alcançado com cursos online. Atualmente, o curso UX Unicórnio é o mais famoso do setor.
Ainda, o setor de UX design tem diversas ramificações. Isso porque você pode se especializar em diversas áreas da experiência do usuário. Por isso, um UX designer é bastante concorrido entre as empresas. Dessa forma, o salário inicial pode facilmente ser duplicado em pouco tempo, para aqueles que se dedicam à profissão.
A rotina desses profissionais
Os profissionais que trabalham na área são os responsáveis por resolver as dores dos clientes na hora de usar o produto. Por isso, se um botão não está intuito no aplicativo, o UX designer resolve. O mesmo serve para textos, gráficos e qualquer tipo de tela. Por isso, a rotina dessas pessoas é bastante corrida e, claro, divertida.
Isso porque eles falam diretamente com clientes. Além disso, eles trabalham em constante contato com os time de atendimento das empresas. Ao captar as principais dificuldades do aplicativo, os UX designers fazem estratégias para resolver o problema e alavancar as vendas da empresa. Por conseguirem fazer isso, as empresas pagam salários médios de R$6 mil.
Além disso, a maioria dos empregos da área são remotos. Com isso, você tem a chance de trabalhar de casa, cuidando da sua família. Ainda, muitas vagas têm horário flexível para você trabalhar quando quiser. Isso porque a concorrência é tão grande que é preciso dar benefícios a mais. Por último, não são raros os brasileiros que saem do Brasil para trabalhar como UX designer em empresas europeias.
Por isso, ser um UX designer é bastante acessível para qualquer pessoa. Além disso, o salário é bastante atrativo e as condições de trabalho são excelentes.