Vários usuários do aplicativo mais famoso de mensagens instantâneas, o WhatsApp, estão sendo surpreendidos. Acontece que a empresa está enviando mensagens notificando a suspensão de contas permanentemente, o que vai impossibilitar o uso da ferramenta.
A empresa informa que, “se você recebeu uma mensagem dentro do aplicativo, significa que provavelmente está utilizando uma versão não autorizada do app”. Dentre as ferramentas não permitida pelo app, estão as plataformas WhatsApp Plus, GB WhatsApp, além de outras que possibilitam a transferência de dados do app original para outro telefone.
O WhatsApp informa que essas versões são opções “alteradas” do aplicativo, o que viola o termo de uso do mesmo.
O que fazer para não bloquear
A app orienta que aqueles que tiveram suas contas bloqueadas baixem a versão oficial em qualquer loja virtual, assim poderão usufruir dos serviços normalmente. Caso o usuário não queria fazer, a conta permanecerá bloqueada.
O link do app oficial está sendo disponibilizado pelo próprio WhatsApp. Ainda é orientado que os usuários que irão fazer essa transição realizem o backup (salvamento) de todo o histórico de mensagens, para evitar a perda de informações importantes.
Você usa WhatsApp Web? confira nova exigência para o uso da ferramenta
O WhatsApp anunciou que agora a vinculação do WhatsApp Web ou Desktop à conta do aplicativo deverá ser desbloqueado pela biometria (facial ou impressão digital). Antes só era exigido a leitura do QR Code.
A exigência da autenticação será apenas no login da sessão. Em seguida, após escanear o QR Code, a sessão continuará ativa, não sendo encerrada após o fechamento do navegador.
O app explica que com a autenticação o WhatsApp não pode acessar informações biométricas armazenadas no sistema do aparelho celular.
A funcionalidade de segurança será habilitada em aparelhos compatíveis e não terá a opção de removê-lo, a menos que a pessoa desative a opção de leitura de impressão digital ou reconhecimento facial.
Haverá mudança também na tela de autenticação WhatsApp Web nos celulares, com remodelação que permitirá um maior controle dos computadores conectados.