A Clínica de Ginecologia do HCFMUSP está em busca de voluntárias com diagnóstico de Síndrome de Ovários Policísticos e resistência insulínica ou intolerância à glicose para estudo clínico.
Desta forma, o objetivo é verificar se o medicamento mio-Inositol oferece os mesmos benefícios que a Metformina. Esse fármaco é administrado para melhorar a ação do açúcar no sangue, com consequente melhora da ovulação e menstruação.
Requisitos
As voluntárias deverão ter entre 18 e 35 anos de idade e não fazerem uso de medicamento ou anticoncepcional para tratamento das disfunções endócrinas.
Além disso, o estudo incluirá dois grupos de pacientes: um irá receber mio-Inositol e o outro Metformina, no período de seis meses. Em todos os casos, as voluntárias serão submetidas a exames de sangue, ultrassonografia e citologia cérvico-vaginal (Papanicolau).
Desta forma, o acompanhamento clínico acontecerá no Ambulatório de Ginecologia do HCFMUSP. Após o estudo, as participantes que necessitarem manter atendimento ambulatorial específico para Síndrome de Ovários Policísticos deverão continuar em tratamento no HC.
Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)
Também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal, a SOP é caracterizada por um aumento de tamanho dos ovários. Estes, ainda, criam várias bolsas cheias de líquido (cistos).
De acordo com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), a origem da doença é complexa, sendo influenciada pela predisposição genética e por fatores ambientais. Em relação aos sintomas, as principais manifestações incluem acne, alopecia, alterações menstruais e infertilidade.
O tratamento, por sua vez, envolve o controle dos sintomas, bem como a regularização dos ciclos
menstruais e proteção endometrial. Além disso, modificações do estilo de vida também são recomendadas.
Serviço
Para se inscrever como voluntária no estudo clínico ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail sopprojeto@gmail.com ou WhatsApp (11) 937156594, com a Dra. Lorena Urbanetz.
O pesquisador responsável do estudo é o Prof. Dr. Edmund Baracat, Titular da Ginecologia do HCFMUSP.
Com informações do Governo de SP
Veja também: Quais os principais sintomas de endometriose