O FGTS é um fundo de direito trabalhista garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, muitas vezes, pode abrir portas para resolver algumas pendências financeiras, adquirir bens ou melhorar sua condição de vida. Desse modo, existem diversas maneiras diferentes para usar o fundo e vamos explicar aqui no Brasil 123 mais sobre as formas de uso do FGTS.
Criou-se esse fundo em 1966 para defender os funcionários demitidos sem justa causa e vem sendo utilizado até hoje. Dessa forma, deposita-se uma quantia do salário de cada trabalhador, descontando-a do salário bruto a cada mês. Além disso, o fundo possui a reserva do emprego atual ou de empregos anteriores. Desse modo, FGTS é um direito de qualquer outro funcionário para contribuir, porém não são todos que podem sacar.
Para adquirir casa própria
A aquisição de casa própria é uma das razões mais frequentes para o saque do FGTS, uma vez que cobre parte do financiamento imobiliário ou amortiza alguma dívida referente ao financiamento. Para esse fim, estão liberados a usá-lo trabalhadores que contribuem para o fundo há pelo menos 3 anos.
Conquistar a casa própria sempre foi um sonho para grande parte da população brasileira, dessa maneira, você vai poder dar início a esse tão sonhado objetivo.
Falecimento do empregador ou falência da empresa
Outra maneira de sacar seu FGTS é com o falecimento do empregador ou falência da empresa. Desse modo, no caso da falência, libera-se o dinheiro automaticamente para o funcionário, ajudando-o assim com as despesas. No entanto, quanto ao falecimento do empregador, não é sempre que o recurso é liberado e pode levar um tempo.
Doença grave do trabalhador
Outra forma de sacar seu FGTS é no caso do trabalhador ou algum dependente acometer-se por uma doença grave. Assim, o fundo acaba sendo liberado para as despesas médicas e tratamentos. As doenças consideradas como graves são a AIDS, câncer ou neoplasia maligna e doenças terminais. Todas devem ser comprovadas por documentos.
Outras situações para o saque
Além das situações citadas acima, algumas outras também dão direito ao saque do FGTS. São eles: término do contrato de trabalho por prazo determinado, rescisão de contrato por culpa recíproca ou maior força, suspensão do trabalho avulso e depósito pendente por três anos consecutivos são exemplos do saque permitido.
Formas inteligentes de usar o FGTS
Existem muitas formas inteligentes de usar seu FGTS e você pode usá-lo para quitar suas dívidas, criar um fundo de emergência, investir a longo prazo, aposentadoria privada, empreender no seu negócio próprio, aprimorar os estudos, sair do aluguel e muito mais.
Agora que você sabe as principais maneiras de usar o seu FGTS, deixe o fundo apenas para aquelas situações em que é estritamente necessário seu uso. Dessa maneira, você estará prevenido de muitas situações adversas que podem prejudicar a sua vida.
Sempre tenha em mente que esse dinheiro deverá ser usado em casos muito específicos, pois assim, você estará preparado para futuras adversidades e situações desagradáveis que possivelmente você vai enfrentar.