A única certeza que temos quando o assunto é ouvido é que precisamos limpá-los. Existem muitos mitos e verdades a respeito do assunto. Mas como limpar o ouvido de forma correta? Usar cotonete faz mal? Veja qual é a melhor forma de higienizar o seu ouvido. Pois, estas são as perguntas que hoje no Brasil 123, pretendemos responder.
Sabemos que se não limparmos os ouvidos, o depósito de cera que se forma, pode obstruir o canal auditivo, dando a sensação de ouvido tapado, além de apresentar dificuldade para escutar. Por isso o ditado: “Não está escutando? Limpe os ouvidos”.
Mas sabemos também que o uso do cotonete para limpar os ouvidos não é recomendado pelos médicos otorrinolaringologistas. Sendo indicado somente para limpar a parte externa do ouvido.
Outros materiais como grampos de cabelo, tampas de caneta ou clipes de papel também não são recomendados para usar no interior do ouvido, por serem materiais pontiagudos, e poder perfurar o tímpano ou empurrar a cera ainda mais para dentro do ouvido.
Assim, para limpar os ouvidos de forma correta, você pode usar o cotonete para limpar a parte externa do ouvido, e a parte interna você pode escolher uma das opções que citaremos na sequência, que são recomendações de otorrinolaringologistas.
Utilize o canto da toalha ou um disco de algodão molhado
Esta atitude deverá ser feita para substituir o cotonete na limpeza da parte externa do ouvido. Dessa forma, depois do banho, você pode passar o canto da toalha úmida ou um disco de algodão, também úmido em toda a orelha, secando e limpando as sujidades presentes na orelha.
Pingue gotas de óleo vegetal
Pingue 2 gotas de óleo Johnson ou óleo de amêndoa dentro do ouvido, que fará com que a cera amoleça e facilite a sua saída. Na sequência, pegue uma seringa com um pouco de água oxigenada e aplique no ouvido. Por fim, vire a cabeça para que o ouvido fique virado para baixo, e assim, a água sairá do ouvido.
Use Cerumin
O Cerumin amolece e dissolve a cera acumulada no canal auditivo, o que facilita a sua remoção por completo. Sendo assim, ele possui propriedades desinfetantes e antifúngicas que ajudam na limpeza do ouvido.
Faça irrigação no ouvido com água morna
Fazendo irrigação no ouvido com água morna, você consegue eliminar a cera acumulada. Então, para fazer a irrigação, pegue uma seringa de bulbo e coloque água morna.
Na sequência, vire a cabeça de forma que o ouvido a ser limpo fique para cima. Depois, coloque a ponta da seringa na entrada do ouvido, apertando de forma suave para que saia a água morna. Deixe a água morna por 1 minuto, e vire a cabeça de forma que o ouvido fique virado para baixo, para que a água saia.
Por fim, repita a operação com o outro ouvido.
Use tampão de ouvido na praia ou piscina
Proteja o seu ouvido antes de entrar na água da praia ou piscina, usando um tampão de ouvido. Isso fará com que você fique com o seu ouvido limpo, além de evitar infecções.
Siga as nossas dicas e mantenha o seu ouvido limpo.