Depois de quase um ano de espera, os brasileiros já podem comemorar a volta do Valores a Receber. Isso porque o Banco Central anunciou que a ferramenta estará disponível a partir do dia 7 de março para todas as pessoas. Além disso, empresas também poderão consultar o sistema para saber se têm algum valor esquecido em contas.
O programa foi suspenso em maio do ano passado. Contudo, o Banco Central não tinha expectativas para retomar os Valores a Receber para os beneficiários. Com o anúncio, 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas se preparam para pegar R$ 6 bilhões de volta.
A volta dos Valores a Receber
O programa Valores a Receber, chefiado pelo Banco Central, está de volta. Agora, a autarquia tem um prazo definitivo. A partir do dia 7 de março, os brasileiros já poderão efetuar a consulta no site do programa. O horário de abertura das consultas será às 10h. Contudo, você já pode ver se tem direito a receber o dinheiro esquecido a partir de amanhã, 28, por este link.
O Banco Central ainda informou que o novo sistema terá novidades importantes. O anúncio cita “novidades importantes como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida”. Ao todo, são R$ 6 bilhões esquecidos em diversas contas. O valor se refere a 38 milhões de pessoas físicas (CPFs) e 2 milhões de pessoas jurídicas (CNPJs). Veja, abaixo, onde o saldo será consultado:
- contas corrente ou poupança encerradas com saldo;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- tarifas cobradas indevidamente;
- parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas;
- contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
- contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
- outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Como fazer a consulta?
A consulta ao sistema dos Valores a Receber é bastante simples. Isso porque basta preencher alguns campos e o sistema acusará a existência, ou não, de dinheiro esquecido em alguma instituição. Além disso, vale lembrar que o saque poderá ser feito através do próprio site do Banco Central, sem a necessidade de procurar a instituição para reaver o dinheiro.
Para consultar os valores esquecidos, basta entrar neste link. Posteriormente, será necessário preencher com seus dados, como o CPF ou CNPJ, no caso de empresas. Assim, o sistema indicará se você tem, ou não, dinheiro esquecido nas contas que estão disponíveis nessa segunda fase. Vale lembrar que os locais da consulta são diferentes da primeira fase e, por isso, quem tinha valores na primeira fase pode ter agora novamente.
A partir de amanhã, 28, será possível apenas ver se há valores a receber. Contudo, a quantia, de fato, será disponibilizada apenas no dia 7 de março. Com a novidade, o Banco Central espera zerar as contas paradas e recolocar na economia todo o dinheiro parado no país.