Algumas pessoas já podem ter acesso facilitado ao valor que fica nas carteiras do FGTS. Isso porque o Governo Federal aprovou o resgate de parte dos valores para algumas pessoas, desde que elas sigam alguns requisitos. Dessa forma, é possível fazer uma renda extra com os valores dessa conta e, com isso, colocar as contas em dia.
Por isso, hoje vamos entender quem pode efetuar o saque do FGTS, além de mostrar o passo a passo para isso. Vale lembrar que toda retirada de contas do fundo de garantia exige um bom planejamento financeiro.
Como fazer o saque do FGTS?
Segundo os dados da Serasa, atualmente os resgates do saque-aniversário somam 9,58% das operações de saque do FGTS. A dispensa sem justa causa segue sendo a principal finalidade dos resgates, com 54,95% das operações. Dessa forma, muitos brasileiros já estão aderindo à modalidade em momentos que não são cruciais.
E é exatamente essa a modalidade liberada. Desde essa segunda-feira, 3, os nascidos em julho já podem aderir ao saque-aniversário. A medida permite retirar valores das contas e fazer a transferência para suas contas bancárias. Por isso, se você quer aderir à modalidade, o primeiro ponto a pensar é o prazo de trancamento dos valores. Isso porque é preciso ficar 2 anos esperando a regra voltar ao normal, caso você deseje sair do saque-aniversário posteriormente.
Por outro lado, é preciso fazer a simulação dos valores. O próprio aplicativo do fundo de garantia mostra o valor a ser sacado. Caso ele seja muito baixo, não vale a pena a adesão. Caso o valor seja bom, aí sim vale a pena começar a pensar a fazer o saque do FGTS.
Para aderir ao saque-aniversário, basta ir no app Meu FGTS e selecionar a opção na tela inicial. Para especialistas, o valor deve ser usado apenas em emergências e o uso não deve ser destinado para gastos recorrentes.
Quem pode sacar neste mês?
O mês de julho começa com a possibilidade de adesão aos novos beneficiários do valor. Com isso, quem ainda não está no saque-aniversário, quer aderir e é nascido em julho pode pedir a solicitação. Porém, os valores podem cair em contas de outras pessoas.
Isso porque nascidos em maio e junho também podem receber o dinheiro, desde que tenham feito a adesão ao saque-aniversário dentro de seus meses de nascimento. Com isso, o passo a passo para retirar valores do FGTS é o mesmo.
Para especialistas, o cidadão precisa pensar bem antes de fazer a adesão. Isso porque retirar valores do FGTS pode prejudicar outras questões da sua vida financeira, como um financiamento imobiliário, por exemplo.
Veja ainda: GRANDE SURPRESA para os brasileiros que recebem até R$ 2.640 mensais