O aplicativo do FGTS já é um dos mais acessados pelos trabalhadores brasileiros. Contudo, em breve, o governo vai lançar um novo sistema, de forma que o aplicativo fique mais intuitivo e também traga novidades para algumas pessoas. Dessa forma, a nova ferramenta vai ajudar muito uma parcela da população brasileira.
Por isso, hoje vamos entender quem é o público-alvo dessa nova ferramenta do FGTS, como ela ajudará os cidadãos e, claro, o calendário de lançamento da nova ferramenta.
Novo aplicativo do FGTS
Os trabalhadores brasileiros já têm acesso a um aplicativo completo do FGTS, onde podem ver todas as informações necessárias sobre as contas. Elas, que são administradas pela Caixa Econômica Federal, possuem apenas algumas regras de resgate e o monitoramento serve para que o trabalhador cobre os empregadores.
Atualmente, as leis trabalhistas determinam que 8% do salário bruto dos empregados deve ser depositado, pelo empregador, nesta conta. A finalidade é servir como uma reserva financeira para casos de demissão sem justa causa. Outro amparo importante nessas horas é o seguro-desemprego, que se soma aos valores das contas do fundo de garantia nos momentos de demissão.
Para os jovens aprendizes, o valor é um pouco menor. Para incentivar a empregabilidade de jovens e inseri-los no mercado de trabalho, o empregador precisa depositar apenas 2% do salário bruto nas contas do FGTS dessas pessoas.
Contudo, a nova ferramenta não é para os trabalhadores. Isso porque o novo aplicativo do FGTS serve para quem empregadores tenham mais controle sobre os depósitos dos empregados. Assim, o aplicativo terá como público-alvo as empresas brasileiras.
Vale ressaltar que os depósitos nas contas também são vinculados à fiscalização da Caixa. Com isso, o banco também é o responsável por fazer a cobrança das empresas que atrasam os pagamentos das contas do FGTS.
Calendário de testes
A nova ferramenta entrará em vigor em breve. Isso é o que o calendário de testes prevê, de acordo com as estimativas do governo. Dessa forma, os testes começam em agosto e se estenderão até o final do ano. O lançamento oficial deve acontecer apenas em 2024, mas será ainda no primeiro trimestre do ano.
Com isso, o período de testes começará já no próximo mês. Isso porque ele se estenderá de 16 de agosto a 03 de novembro, quando empresas poderão simular e analisar as informações da nova ferramenta do FGTS.
Dessa forma, por ser uma ferramenta de simulação, os depósitos no FGTS dos trabalhadores ainda acontecerão pelas guias GRF/GRRF. Com isso, a nova ferramenta dará mais flexibilidade aos empregadores somente após o lançamento oficial.
Segundo a legislação, o depósito deve ser feito até o dia 20 do mês seguinte ao do mês de referência.