Momento de esclarecimentos! Você também ouviu ou leu algo a respeito do início da concessão de um Vale-Carne, com um repasse em dinheiro de R$ 35,00 para uma parte dos beneficiários do Bolsa Família?
Muito bem, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva comentou a iniciativa.
Confira a declaração de Lula e veja o que vai acontecer exatamente.
O Vale-Carne é real ou não?
O presidente Lula declarou que a notícia de que o Bolsa Família incluiria um “Vale-Carne” para os cidadãos comprarem proteína é uma “bobagem”.
Assim, quando questionado sobre as informações de bastidores que estavam circulando, ele mencionou que as especulações para criar esse adicional são infundadas.
“Quando vi a notícia do vale carne, não acreditei”, disse o presidente da República.
Vale mencionar que a declaração foi concedida para a rede SBT de televisão.
Então, ele explicou que o assunto surgiu sim! A ideia foi uma proposta enviada por um cidadão a um ministério, que encaminhou para o Planalto, mas não uma medida que o governo estudou a sério.
Pente-fino do programa social vai continuar
Sobre o Bolsa Família especificamente, Lula recentemente sinalizou a realização de um novo pente-fino no Cadastro Único, com o foco de garantir que o Bolsa Família chegue a quem realmente precisa.
Na prática, a iniciativa tem o objetivo de atualizar as informações cadastrais das famílias e identificar possíveis fraudes ou inconsistências.
Inclusive, em discurso, Lula pontuou:
“Uma coisa que a gente tem que ver de vez em quando é a aferição do nosso Cadastro Único para saber se está todo mundo que precisa estar lá dentro ou se tem gente que não precisa e está lá dentro. Vocês sabem que, de vez em quando, aparece algum malandro para ocupar o lugar de quem precisa. Então, é preciso que a gente faça seriedade na fiscalização para que a política pública seja corretamente aplicada. A gente pode errar em qualquer coisa, mas no combate à fome a gente não pode errar”, esclareceu.
Em resumo, o pente-fino do Bolsa Família é uma revisão dos dados cadastrais das famílias beneficiárias do programa.
Desse modo, quem atende todos os requisitos e está com as informações em dia, não tem motivos para se preocupar.
No entanto, as famílias com inconsistências nos dados e que recebem a convocação para apresentar documentação comprobatória, devem fazê-lo de imediato. Isso porque, se a fraude for confirmada, o benefício pode ser suspenso ou até mesmo cancelado.