O pagamento do 13° salário é um dos momentos mais importantes para os beneficiários do INSS. Isso porque o valor permite que os cidadãos saiam das dívidas de forma mais simples, além de permitir comprar produtos de maior necessidade sem sufoco financeiro. Nos últimos anos, a previdência adiantou o valor para o meio do ano, mas será que isso acontecerá neste ano?
Neste texto vamos entender quando acontecerá o pagamento do 13° salário do INSS neste ano, além de entender quem terá direito na data do pagamento. Vale lembrar que o valor varia conforme a renda média de cada cidadão.
Quem tem direito ao valor extra?
O pagamento do décimo terceiro do INSS é um direito para os cidadãos que recebem alguns benefícios. Por outro lado, muita gente não recebe o valor, como os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Têm direito ao 13° salário do INSS os brasileiros que recebem a aposentadoria, o auxílio-doença, a pensão por morte, o auxílio-acidente, o salário maternidade e o auxílio-reclusão. Quaisquer outros benefícios não entram no calendário de pagamentos.
Além disso, o valor varia conforme a renda média dos beneficiários. Por isso, quem recebe um salário mínimo do INSS receberá, como 13° salário, o valor do salário mínimo. Para quem recebe mais que isso, o valor também será maior, sempre representando o valor pago durante o ano todo.
A primeira parcela do INSS se refere ao valor total de 50% do benefício, enquanto a segunda parcela se refere ao restante, incidindo os descontos de imposto de renda para quem não se aplica na regra de isenção do IR.
O calendário do 13° salário do INSS
O pagamento do 13° salário do INSS não será adiantado neste ano, como aconteceu nos anos anteriores. Contudo, o Governo Federal já divulgou o calendário completo, com mudanças importantes para quem vai receber. Dessa forma, o abono natalino será pago antes do previsto, mas não é considerado uma antecipação, mas sim uma nova regra.
Confira o calendário completo do 13° do INSS:
Para quem ganha um salário mínimo:
- Final 1 – 25 de agosto;
- Final 2 – 28 de agosto;
- Final 3 – 29 de agosto;
- Final 4 – 30 de agosto;
- Final 5 – 31 de agosto;
- Final 6 – 1º de setembro;
- Final 7 – 4 de setembro;
- Final 8 – 5 de setembro;
- Final 9 – 6 de setembro;
- Final 0 – 8 de setembro.
Para quem ganha mais de um salário mínimo:
- Final 1 e 6 – 1º de setembro;
- Final 2 e 7 – 4 de setembro;
- Final 3 e 8 – 5 de setembro;
- Final 4 e 9 – 6 de setembro;
- Final 5 e 0 – 8 de setembro.
O pagamento do 13° do INSS acontece para a mesma conta em que os beneficiários recebem todos os meses. Além disso, a previdência e a Caixa não solicitam confirmações nem dados para efetuar o pagamento.
Veja mais: AUXÍLIO MÃE SOLTEIRA será liberado junto com o BOLSA FAMÍLIA no próximo dia 14? Entenda