Com o objetivo de acelerar a concessão de benefícios no estado do Espírito Santo, o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promovem dois mutirões neste final de semana.
Assim, nos dias 28 e 29 de outubro, a capital capixaba terá um mutirão integrado que vai mobilizar peritos médicos e assistentes sociais no atendimento agendado para mais de 100 pessoas, na Agência da Previdência Social (APS) Pedro Fonseca, em Vitória (ES).
Dessa forma, durante o mutirão, serão realizadas perícias iniciais para a concessão de benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e perícias para Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o intuito de diminuir o tempo que os segurados esperam pelo atendimento, além de reduzir o estoque de requerimentos que dependem do serviço pericial.
Lucro do FGTS 2024: veja datas para pagamento
Reabilitação no INSS
Já em Cachoeiro de Itapemirim (ES), a ação faz parte do Primeiro Mutirão Nacional de Reabilitação Profissional, que busca garantir o acesso dos segurados com capacidade de retorno ao trabalho, a um processo de readaptação, reduzindo o tempo médio de espera e, consequentemente, diminuindo a fila da avaliação socioprofissional.
Segundo a chefe do Serviço de Reabilitação Profissional da Superintendência Regional Sudeste II, Lara Freitas, o foco é avaliar os segurados que recebem benefício por incapacidade e foram encaminhadas ao Programa de Reabilitação, pela perícia médica ou pelo judiciário.
“São pessoas, em sua grande maioria, com mais de 55 anos de idade, que estão afastadas do trabalho, o que possibilitaria o reconhecimento do direito à aposentadoria por invalidez”, explicou.
Em suma, a avaliação para indicação da aposentadoria por invalidez é realizada pela equipe de Reabilitação Profissional do INSS e deverá ser confirmada por meio da Perícia Médica Federal.
Vale destacar que os 85 segurados foram convocados por carta e também pelo ‘Meu INSS’.
Mutirão
A saber, a escolha das localidades que contarão com o atendimento extraordinário levou em consideração o tempo de espera superior a 45 dias, entre o agendamento e a realização da perícia médica.
Além disso, também se baseou na quantidade de peritos que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social e na estrutura disponível em cada local.
Veja ainda: Detran divulga lista de motoristas que podem ter a CNH SUSPENSA
Agência do INSS de Araguaína
Por fim, cabe mencionar que o INSS realizará mutirão na Agência da Previdência Social (APS) Araguaína (TO) também neste final de semana (28 e 29). A ação busca agilizar a análise dos benefícios previdenciários.
Na unidade, já foram agendados 108 serviços de perícias médicas para requerentes de BPC, sete perícias iniciais de benefício por incapacidade, além de duas perícias domiciliares e cinco judiciais.
Então, o atendimento será das 8h às 18h, na Agência da Previdência Social Araguaína, localizada na Rua Zico Monteiro, nº 351 – Centro.
Ainda mais, é importante se apresentar no INSS com documento de identificação oficial com foto e levar documentos médicos originais como laudos, exames e receitas.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia também: Comunicado IMPORTANTE sobre a Prova de Vida do INSS