Atenção! A inscrição para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina nesta quinta-feira (30). A saber, todo o processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
E veja só, são cerca de 60 mil vagas são ofertadas.
Resultado das inscrições no Fies
Vale destacar que os resultados da pré-seleção, em chamada única, e da lista de espera serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro.
Em suma, a seleção é feita com base nas notas do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde a edição de 2010.
Ainda mais, estão aptos a se inscrever estudantes com matrícula ativa, que estejam fazendo regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies, ofertados nessa edição.
Além disso, outra exigência é que o estudante tenha renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Então, os selecionados poderão financiar todo o segundo semestre deste ano, mesmo para quem está adimplente na instituição de ensino. Neste caso, os valores já pagos poderão ser devolvidos se for de interesse do selecionado.
Mais sobre o Fies
Na prática, o Fies oferta vagas para estudantes poderem financiar os estudos, prioritariamente, em cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Será considerada avaliação positiva a obtenção de conceito igual ou maior que três.
Renegociação
Por fim, vale ressaltar que cerca de 1,2 milhão de estudantes ou formados inadimplentes com o Fies podem, desde o último dia 7, renegociar as dívidas com até 99% de desconto.
A medida foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início do mês, e consta em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU).
Dessa forma, os débitos poderão ser renegociados em condições especiais no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Para tanto, o devedor deve procurar a agência do banco responsável pelo financiamento.
Ainda mais, é importante salientar que não apenas pessoas inadimplentes poderão renegociar. Qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies em condições vantajosas, mesmo quem estiver com as parcelas em dia.
Os maiores descontos, no entanto, virão para estudantes com contratos assinados até o fim de 2017 e com débitos em atraso em 30 de junho deste ano. Essa categoria ganhará uma renegociação especial nos moldes das transações tributárias, tipo de parcelamento especial com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Com informações da Agência Brasil