O presidente Lula comentou, em sua live semanal, que pretende rever os juros do empréstimo consignado praticados em todo o país. Nas falas, ele pediu explicações dos bancos e também do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Recentemente, o governo aprovou um projeto que limita as taxas de juros da categoria, mas o presidente ainda diz que juros cobrados são “roubo”.
Dessa forma, a modalidade de crédito entrará novamente na mira do governo. Desde que iniciou o mandato, Lula vem brigando com bancos e também com o Banco Central para a redução das taxas de juros no país.
Empréstimo consignado é prejudicial aos pobres
O presidente Lula reforçou sua insatisfação com o momento da economia brasileira. Com as taxas de juros altas, cidadãos possuem mais dificuldade em conseguir crédito com preços acessíveis. A declaração do governo foi feita em meio ao lançamento do Plano Safra, que destinará aos agricultores valores para financiar o setor do agronegócio.
Os juros desse financiamento será de 10%. Lula, por sua vez, criticou que o empréstimo consignado tenha taxas maiores que essa. “O que eu fiquei indignado é o seguinte: o juro, para quem tem crédito consignado, é de 1,97% [ao mês], dá 30% ao ano. Isso aqui eu vou conversar com o Haddad, vou conversar com os presidentes dos bancos para saber como é que a gente está lesando os pobres nisso. A gente está dando como garantia a folha de pagamento e a gente ainda paga mais caro do que pagam os empresários pelo empréstimo?”. Apesar das declarações, Lula não detalhou um plano para baixar, novamente, os juros da categoria.
Atualmente, o empréstimo consignado possui três modalidades. A operação é conhecida por ser uma das menores taxas do país, mas especialistas ressaltam as taxas salgadas ao consumidor.
Taxas são menores que a citada pelo presidente
Apesar de as taxas citadas pelo presidente existirem, de fato, elas se referem ao máximo permitido da cobrança da modalidade. Hoje, algumas instituições cobram mais que o limite, mas outros bancos populares cobram taxas bem mais atrativas. Os dados são do Banco Central.
Confira, abaixo, as 5 instituições que menos cobram no empréstimo consignado do INSS:
- Sicoob – 1,63% ao mês
- Inbursa – 1,65% ao mês
- Sicredi– 1,77% ao mês
- Bradesco – 1,77% ao mês
- Banrisul – 1,80% ao mês
Abaixo, os empréstimos consignados mais baratos para funcionários públicos:
- Banco do Nordeste – 1,54% ao mês
- Banco Alfa – 1,58% ao mês
- Banco CCB – 1,59% ao mês
- Nubank – 1,61%
- Banco Arbi – 1,61% ao mês
Apesar disso, dentre os maiores bancos do país, apenas Nubank e Bradesco ficam entre as instituições que cobram menos. Para especialistas, a ausência de Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa podem impactar, de forma significativa, as taxas de todo o mercado.
Veja também: Desenrola Brasil: Conheça as regras e veja se você pode participar!