O pagamento do benefício do Programa Bolsa Família será antecipado para todos os Números de Identificação Social (NIS), nesta terça-feira (18), devido à situação emergencial decretada em 32 municípios alagoanos, em consequência das fortes chuvas que atingiram o estado.
Ainda mais, segundo a Caixa Econômica Federal, a quebra do escalonamento será válida para os meses de julho e agosto de 2023.
Regiões atingidas receberão o Bolsa Família de uma vez
De acordo com a assistente Social do Bolsa Família de Maceió, Patrícia Salvador, o pagamento do benefício será liberado para todos os cadastrados, independentemente do número final do NIS.
“O que está previsto é que esse adiantamento ocorra nos meses de julho e agosto para as 32 cidades que decretaram situação de emergência com as fortes chuvas. É importante lembrar que o pagamento dos programas Bolsa Família e Cartão CRIA também serão liberados para todos de uma só vez, não precisando seguir a ordem do final do NIS”, explica.
Em outras palavras, quer dizer que, a partir desta terça-feira (18), data na qual começam os pagamentos de uma nova rodada, qualquer beneficiário das regiões relacionadas, já pode ter acesso à grana, independente do final do NIS.
Além disso, é importante ressaltar que o município de vinculação para o benefício social é o que consta no Cadastro Único, portanto, o benefício antecipado chegará apenas para pessoas cadastradas nos 32 municípios.
Então, caso o beneficiário resida em um município que esteja na lista dos contemplados e o cadastro no CadÚnico está vinculado em outra cidade que não está inclusa na lista, este vai receber no dia normal do calendário, seguindo o final do NIS.
“Essa ação vai beneficiar e auxiliar todas pessoas que foram vítimas das fortes chuvas em nossa capital, ajudando na compra de itens de necessidades para conseguir reconstruir a vida”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino.
Veja também: CAIXA TEM: Veja como resolver problemas com a SENHA de uma vez por todas
Lista de municípios contemplados
Por fim, cabe destacar que serão beneficiários da antecipação do Bolsa Família para o primeiro dia do calendário os municípios:
- Atalaia;
- Barra de São Miguel;
- Barra de Santo Antônio;
- Branquinha;
- Capela;
- Cajueiro;
- Colônia Leopoldina;
- Coqueiro Seco;
- Flexeiras;
- Ibateguara;
- Jacuípe;
- Joaquim Gomes;
- Maceió;
- Maragogi;
- Marechal Deodoro;
- Matriz do Camaragibe;
- Murici;
- Passo do Camaragibe;
- Paulo Jacinto;
- Paripueira;
- Penedo;
- Pilar;
- Quebrangulo;
- Rio Largo;
- Santana do Mundaú;
- São José da Laje;
- São Luís do Quitunde;
- São Miguel dos Campos;
- São Miguel dos Milagres;
- Satuba;
- União dos Palmares;
- Viçosa.
Confira ainda: Desenrola Brasil: Começa HOJE (17) a negociação de dívidas da Faixa 2; veja como limpar o nome