Está confirmado! O gabarito oficial e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 serão disponibilizados às 19h desta terça-feira (14).
A saber, os dados estarão no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mega da Virada vai pagar o MAIOR valor da história e você já pode apostar! Saiba como
Antecipação do gabarito do Enem
Cabe mencionar que o edital do Enem previa a divulgação dos gabaritos até o dia 24 de novembro. No entanto, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto, Manuel Palacios, anunciaram a nova data no último dia de aplicação das provas, que ocorreu no domingo (12).
Reaplicação
Outro ponto importante a destacar é que o prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou nesta segunda-feira (13) e vai até sexta (17), na Página do Participante.
Dessa forma, as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, tal como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Ainda mais, isso também vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência informada na inscrição.
Mais sobre o Exame
Para quem não está familiarizado, cabe explicar que o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Confira ainda: Valor do Bolsa Família vai mudar esse mês; veja o motivo
Ausência no Enem 2023
A ausência dos inscritos no segundo dia de provas do Enem ficou em 32%. Em outras palavras, um em cada três inscritos não compareceu aos locais de prova neste domingo (12).
Aliás, ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram na edição deste ano do exame.
A ausência neste domingo foi a mesma do segundo dia da edição de 2022, quando 32% dos inscritos também faltaram.
Em suma, a média histórica de abstenção no Enem gira em torno de um terço dos inscritos, segundo o Inep. A exceção foi durante os dois primeiros anos da pandemia. Em 2021, a abstenção bateu o recorde de 55%. Antes, o recorde havia sido em 2009, quando 37% dos inscritos não compareceram à prova.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Lula diz que feriados no sábado em 2024 ajudarão a economia; saiba mais