As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas neste dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes.
Contudo, quem precisar tirar alguma dúvida ou fazer algum pedido, pode contar com os canais remotos de atendimento.
Canais do INSS
Vale destacar que pelo telefone 135, também não haverá atendimento humano nesta sexta-feira (21), apenas o atendimento eletrônico.
Já no sábado (22), o atendimento será normal, das 7h às 22h (do horário de Brasília).
A saber, por meio do atendimento eletrônico, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário que foi agendado o próximo atendimento na agência ou ainda obter Informações de pagamento.
Ainda mais, as ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Já quem usar o celular vai pagar apenas valor de uma ligação local.
Veja também: IMPOSTO DE RENDA: Mais de 15 milhões já entregaram a declaração! Veja o PRAZO FINAL
Atenção para o esquema do ‘Meu INSS’
Diante desse cenário, cabe alertar que o ‘Meu INSS’ passará por atualizações, que começaram às 22h do desta quinta-feira (20).
Assim, durante o feriado e final de semana, tanto o site quanto o aplicativo poderão apresentar instabilidade ou até mesmo ficar indisponíveis.
A saber, o sistema volta a ficar plenamente funcional na segunda-feira (24).
Leia ainda: EXCELENTE NOTÍCIA! Governo anuncia NOVO PROGRAMA para famílias de baixa renda
Projeto piloto com WhatsApp
O Ministério da Previdência Social e o INSS vão utilizar o aplicativo WhatsApp para prestar serviços à população. A saber, haverá o envio de avisos sobre as datas de perícias, o andamento de pedidos e orientações diversas.
A novidade foi anunciada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em reunião com gestores do INSS na sede da Gerência-Executiva Fortaleza (CE).
“Temos mais celulares do que pessoas. Todo mundo se comunica hoje pelas mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar sensivelmente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população”, afirmou Lupi.
O ministro disse também que a pasta firmará Acordos de Cooperação Técnica com os Ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social, Marinha e Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de facilitar o compartilhamento de diversas informações, como do Cadastro Único, e auxiliar em demandas de outros benefícios, tal como o seguro defeso do pescador artesanal.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Confira também: VALORES A RECEBER: Dinheirinho ou dinheirão, o importante é garantir ele na mão! Veja como resgatar