A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira, 10, a consulta ao lote extra do abono salarial. O valor, previsto para cair nas contas de alguns trabalhadores na próxima semana, pode chegar a R$ 1.302. Isso porque o benefício máximo é de um salário mínimo por pessoa. O governo informa que são 4,1 milhões de parcelas, que totalizam R$ 4 bilhões nas contas dos brasileiros.
Apesar disso, não são apenas os nascidos em maio e junho que vão receber o valor. Isso porque o governo liberou e a Caixa fará o pagamento para mais pessoas.
Quem vai receber neste mês?
O calendário do abono salarial já está estipulado desde o início do ano, quando o Governo Federal anunciou as datas do pagamento da Caixa. Ao todo, os brasileiros poderão sacar o valor do PIS/PASEP até o dia 28 de dezembro, mas a grande maioria das pessoas receberá o valor na poupança, na conta corrente do banco ou na conta digital do Caixa Tem.
Contudo, ainda tem gente que não teve o valor liberado. Por conta disso, a Caixa fez uma liberação extra neste mês. Além dos nascidos em maio e junho, conforme o calendário comum, o governo pagará também os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril que ficaram de fora dos pagamentos anteriores.
Vale lembrar que, neste ano, o calendário utilizado como ano-base é o de 2021. Isso porque, durante a pandemia, o governo pulou um ano do pagamento. Agora, o atraso é de 2 anos, sem previsão de que haja normalização dos pagamentos. Contudo, trabalhadores não serão afetados, já que o valor do PIS/PASEP pago será o do salário mínimo deste ano.
Além disso, é preciso ressaltar que existem regras para receber o valor do PIS/PASEP. Para ter direito, é preciso ter 5 anos, ou mais, de carteira assinada (consecutivos ou não), estar inscrito na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2021.
Como ver se tenho direito ao pagamento da Caixa?
Existem diversas formas de você saber se tem direito ao pagamento do abono salarial ainda neste ano. Isso porque, muitas vezes, é difícil lembrar se você cumpre todas as regras mencionadas pelo Governo Federal. Dessa forma, até mesmo os aplicativos da Caixa podem ajudar os trabalhadores a sanar essas dúvidas.
Para saber se você tem direito ao pagamento da Caixa, basta ir até o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, ao Caixa Trabalhador, ao Caixa Tem ou até o Portal do Cidadão. Em todos esses locais você pode ver se tem direito e, se sim, quanto receberá do abono salarial.
O pagamento em abril acontecerá no dia 17, na próxima segunda-feira. O valor entra automaticamente nas contas cadastradas. Caso isso não aconteça, basta entrar nos aplicativos mencionados e efetuar a solicitação de resgate para a sua conta bancária.
Veja mais: TARIFA SOCIAL, você pode ter direito ao DESCONTO na conta de LUZ e nem saber disso