Novidade! Os benefícios sociais e trabalhistas poderão ser pagos por meio de uma nova moeda, o Real Digital. A declaração foi concedida nesta quarta-feira (26), pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.
Cabe explicar que o Real Digital é a criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC). Aliás, como veiculado aqui no Brasil 123, o banco lançou um consórcio para elaborar produtos e soluções que poderão ser usadas no sistema digital.
Bolsa Família com o Real Digital
Serrano sinalizou as possibilidades para o Bolsa Família diante do novo cenário: “Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou.
Segundo ela, o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. “A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou.
Projeto Piloto
A saber, nesta quarta (26), a Caixa lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o projeto-piloto do real digital.
“Embora a Caixa pudesse desenvolver o projeto sozinha, isso levaria mais tempo”, disse o vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rosa.
Segundo ele, a Elo permitirá o desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial.
Afinal, o que é essa tal tokenização?
Em resumo, a tokenização pode ser definida como a representação digital de um bem ou de um produto financeiro, que facilita as negociações em ambientes virtuais.
Então, por meio de uma série de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, os ativos (ou frações deles) podem ser comprados e vendidos em ambientes virtuais.
No entanto, é preciso ressaltar que, em testes desde março, o Real Digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024.
Veja ainda: CAIXA TEM: Veja como recuperar o acesso ao aplicativo mesmo SEM E-MAIL
Testes
Por fim, é válido reforçar que a medida ainda não está em vigor no Bolsa Família. Assim, os testes dos sistemas desenvolvidos pelos consórcios autorizados pelo BC começam em setembro.
Nessa fase, a autoridade monetária avaliará a segurança da plataforma escolhida pelo BC nas operações simuladas entre o real digital e os depósitos tokenizados das instituições financeiras.
Os ativos a serem usados no projeto piloto serão os seguintes: depósitos de contas de reservas bancárias, de contas de liquidação e da conta única do Tesouro Nacional; depósitos bancários à vista; contas de pagamento de instituições de pagamento; e títulos públicos federais.
Desse modo, os testes serão feitos em etapas, com as transações simuladas com títulos do Tesouro Nacional sendo feitas apenas em fevereiro do próximo ano.
Com informações da Caixa Econômica Federal e da Agência Brasil
Confira também: Calendário do Vale Gás de AGOSTO é divulgado com detalhe que ANIMA os brasileiros