O Governo Federal bloqueou o pagamento do Bolsa Família para 1,2 milhão de pessoas que constituem famílias unipessoais. Essa modalidade é composta por “famílias de uma pessoa só” e, segundo especialistas, é a mais suscetível a fraudes no programa. Agora, quem teve o pagamento cancelado tem até 60 dias para prestar esclarecimentos ao governo.
Por isso, hoje vamos entender os motivos do bloqueio desses cadastros do Bolsa Família, além de mostrar o que é preciso fazer para receber o benefício novamente.
Quem foi retirado do Bolsa Família?
O Governo Federal anunciou que 1,2 milhão de pessoas que constituem famílias unipessoais precisarão prestar esclarecimentos para continuar recebendo o Bolsa Família. Apesar disso, não são todas as famílias que receberão a notificação. Isso porque entram na conta apenas aquelas constituídas por uma pessoa e que tiveram a aprovação do benefício durante o período eleitoral do ano passado.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, essas pessoas terão um prazo de 60 dias para regularizar o cadastro. O prazo começa a contar a partir do dia 14, sexta-feira. Na atualização cadastral, as pessoas precisam comprovar que se encaixam nas regras de renda do programa. Caso contrário, o cancelamento passa a ser definitivo. Vale lembrar que o atual governo afirma ter dados que mostram que o ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou o Bolsa Família, antigo Auxílio Brasil, para compra de votos. Dessa forma, segundo o atual governo, essa seria a explicação para tantos bloqueios neste ano.
Quem se encaixa nos requisitos também precisa ficar atento. Isso porque o governo notificará os cidadãos por duas maneiras. A primeira será por uma notificação do aplicativo do CadÚnico. A segunda maneira será por SMS. Contudo, o governo informa que não solicitará nenhum dado por telefone e que tudo se resolverá em Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde o beneficiário do Bolsa Família precisa ir para regularizar os dados.
A notificação possui a seguinte mensagem: “Mensagem do Bolsa Família: benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 – motivo: ave unipessoal cód. P1-76”
Pagará o retroativo
Apesar disso, para quem não receber o valor do programa neste mês, o governo afirma que, em caso de comprovação de adequação às regras do programa, fará o pagamento retroativo. Isso quer dizer que a parcela anterior bloqueada entrará no pagamento da primeira parcela após o desbloqueio.
Neste mês, o pagamento do Bolsa Família começa na próxima sexta-feira, 14, e se estenderá até o dia 28.
Saiba também: RECADASTRAMENTO do Bolsa Família: Veja o que fazer se está com o benefício BLOQUEADO