O programa Bolsa Família tem como objetivo combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil. No entanto, recentemente a Caixa Econômica Federal (CEF) realizou uma atualização no calendário de pagamentos, o que resultou na exclusão de alguns beneficiários do programa.
Para que você possa entender melhor esse assunto, separamos algumas das principais informações para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Bolsa Família atualiza calendário e exclui beneficiários
Conforme muitos já devem saber, desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou, voltaram também os antigos programas sociais, tais como o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Sendo assim, estes programas estão passando por melhorias para que a população mais carente do país possa ser bem atendida.
Entretanto, uma análise minuciosa está sendo feita nos cadastros do Cadúnico e algumas famílias são excluídas do Bolsa Família. Isso acontece porque o sistema do Cadúnico julga desnecessário o pagamento do benefício para essas famílias devido a muitos fatores.
Assim sendo, com a conclusão do calendário de pagamento do mês de junho, a Caixa fez uma atualização para iniciar o pagamento do benefício do próximo mês. Com isso, excluíram-se muitos cadastros suspeitos do Cadúnico.
Calendário do Bolsa Família de junho
O calendário do Bolsa Família de junho iniciou-se no dia 19 e segue o padrão de depósitos realizado nos últimos dez dias úteis de cada mês. Ademais, a autarquia libera os valores de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Os beneficiários com o número final do NIS 0 poderão sacar seu benefício nesta sexta-feira (30). E assim, a Caixa encerra o calendário de pagamento do Bolsa Família de junho.
Assim, os valores são creditados na conta poupança social digital, gerenciada pelo aplicativo Caixa Tem.
Quem tem direito a esse benefício
Tem direito ao Bolsa Família todas as famílias que possuem renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Para determinar se a família se enquadra nessa condição, é necessário somar a renda de todos os integrantes e dividir pelo número de pessoas. Se o resultado for menor que R$ 218, a família tem direito ao benefício.
Ademais, além do critério de renda, as famílias beneficiadas pelo programa devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e educação. Esses compromissos incluem:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos e;
- Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos que ainda não concluíram a educação básica.
Além disso, é importante fazer a atualização do Cadastro Único a cada 24 meses. Se a família não cumprir esses requisitos, o sistema do CadÚnico a exclui automaticamente.
Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o Bolsa Família atualiza calendário e exclui beneficiários, não deixe de ler também: OBRIGATÓRIO atualizar o Caixa Tem para receber os benefícios de julho