Clientes do banco N26 se surpreenderam ao saber que a instituição deixará de operar no mercado brasileiro a partir do mês que vem. Segundo anúncio da própria instituição, o aplicativo deixará de funcionar a partir do dia 7 de dezembro. Além disso, o banco deu instruções para os próximos passos dos clientes.
Dessa forma, hoje vamos entender o que aconteceu com o N26, além de mostrar o que fazer, caso você tenha conta na instituição. O banco abriu as portar há 2 anos.
Como funcionava o N26?
O banco N26 ainda estava no início de suas atividades e, por isso, não tinha um ecossistema completo de finanças pessoais. Contudo, há apenas 2 anos no mercado, já tinha uma identidade diferente: se comunicava como uma fincare (um banco que cuida do seu dinheiro e da organização financeira).
Por conta disso, o N26 ainda não tinha serviços de empréstimos, financiamento ou uma plataforma completa de investimentos. Apesar disso, ele já passou na frente de muitos bancos apenas por conta de sua organização. Na prática, clientes do banco podiam separar o dinheiro em diferentes caixinhas. Além disso, podiam ter rendimentos acima do CDI, a depender dos gastos no cartão de crédito.
Outra atratividade do N26 era o cartão de crédito. Isso porque o produto era chamativo, com um cartão transparente e com tarjas pretas. A beleza do produto chamou a atenção de muita gente. Recentemente, o banco ainda lançou o programa Loop, uma forma de automatizar a economia de dinheiro dos clientes, selecionando datas e valores para você guardar dinheiro nos Spaces.
Na prática, o N26 podia dar muito dinheiro aos clientes. Isso porque a cada R$ 100 gastos na fatura, o cliente ganhava 1% a mais de rendimento. Com isso, para uma fatura de R$ 400, os Spaces rendem 104% do CDI. Apesar disso, o banco anunciou o fim de suas operações no Brasil.
O que fazer agora?
O próprio banco informou aos clientes o que é preciso fazer para, de fato, encerrar a conta. Vale lembrar que, mesmo com o encerramento das operações, as cobranças não somem automaticamente. Por isso, é preciso pagar as contas e sacar o valor que você tem no N26.
Para isso, o primeiro passo é sacar tudo que você tem no Spaces e na conta principal. Para isso, basta entrar no aplicativo, selecionar os Spaces e colocar o valor na conta principal. Depois disso, basta fazer um Pix para uma conta bancária sua em outra instituição.
Para clientes que possuem faturas em aberto no cartão de crédito, o N26 afirma que é possível adiantar as faturas e quitar a dívida até 7 de dezembro. Depois disso, a instituição afirma que as cobranças acontecerão normalmente.
Para quem gostava do banco, uma outra opção é o Nubank, que possui os mesmos serviços de separação de valores. Além disso, o Iti, do Itaú, pode servir como um bom substituto. Ainda, o próprio Mercado Pago oferece uma plataforma que separa o seu valor em caixinhas diferentes.