Se você deseja investir no mercado imobiliário dos Estados Unidos, chegou a sua hora de fazer isso através da sua corretora no Brasil. Isso porque o mercado deu um jeito de você fazer isso através de um ETF, o URET11. Esse ativo concorrerá com outro que tem a mesma ideia, o ALUG11.
Contudo, é preciso que você saiba que existem diferenças entre investir nos REITs e no URET11. Dessa forma, vamos detalhar como investir nesse ativo, além de mostrar quais as diferenças para investir diretamente na bolsa americana.
Por que investir no URET11?
O URET11 é uma excelente forma de você diversificar o seu patrimônio em dois produtos diferentes. Isso porque o ETF replica índices internacionais e, com isso, você acaba gerando uma maior proteção ao seu dinheiro. Contudo, também existem desvantagens.
Isso porque o ETF brasileiro replica um índice. Dessa forma, como todo os ETF do Brasil, ele não paga dividendos, mesmo que os produtos nos quais ele invista paguem. Por isso, a gestora do fundo recolhe os dividendos e reinveste eles nos produtos comprados. Dessa forma, o investidor não tem acesso aos proventos, mesmo que os REITs sejam ideais para uma renda passiva.
Além disso, o URET11 sofre a variação do dólar. Isso porque ele investe em ativos que são cotados em dólar. Por isso, o ETF se valoriza, ou desvaloriza, à medida em que o dólar e o preço dos ativos vão se mexendo no mercado. Assim, é comum que o índice suba e o ETF caia, dado que, em tese, o ETF é o índice de referência, porém convertido ao real.
Apesar disso, investir diretamente nos REITs, pelas corretoras americanas, pode ser mais vantajoso para os investidores, mesmo que o dinheiro necessário para comprar o ETF seja menor que o mínimo para comprar um fundo imobiliário americano.
Desvantagens do ETF
Existem algumas desvantagens em investir em ETF de REITs, como o URET11. Isso porque os produtos não são de difícil acesso para os investidores brasileiros, o que torna ainda mais atrativo escolher os seus próprios ativos dentro da sua carteira.
Com isso, ao abrir uma conta na Avenue, por exemplo, você pode ter acesso aos mais diversos REITs e investir apenas naqueles que você acredita serem os melhores. Com isso, você pode ter retornos melhores que o ETF. Por outro lado, investir em REITs diretamente, e não no URET11, permite que você tenha uma renda passiva em dólar, o que é sempre uma excelente forma de se proteger do mercado brasileiro.
Por outro lado, o URET11 em si tem algumas desvantagens. A principal delas é as taxas. Isso porque a gestora do fundo cobra o pagamento de taxas, descontadas diretamente do preço do ativo no mercado brasileiro. Além disso, você não tem qualquer poder sobre a alocação do produto. Ainda, o fato de não ter acesso aos proventos é a principal desvantagem, dado que os fundos imobiliários americanos foram feitos, justamente, para gerar renda para os investidores.