O upcycling surgiu como mais uma tendência da indústria fashion para investir em um futuro mais sustentável. Afinal, esse é um dos mercados com a maior produção em grande escala. Por isso, as marcas estão cada vez mais se reinventando para encontrar soluções inovadoras para a sustentabilidade.
Ao longo desse artigo, vamos explicar o que é esse método e como ele impacta o meio-ambiente e a sociedade como um todo. Por isso, não deixe de ler até o final!
O que é upcycling?
O conceito engloba uma técnica de reaproveitamento de materiais já existentes. Com isso, peças que normalmente seriam descartadas são reutilizadas para criar novas peças. Sendo assim, materiais de sobra criam algo novo e não vão parar em aterros sanitários!
Relatos de uso dessa técnica já foram vistos lá nos anos 70. Porém, foi só agora que marcas globais começaram a investir no método para reduzir a produção de lixo e, ao mesmo tempo, reduzir a emissão de substâncias prejudiciais provenientes da fabricação.
Além disso, o upcycling é também uma alternativa lucrativa para as marcas e os consumidores. Afinal, as marcas reduzem os gastos com matérias prima, fazendo com que o valor repassado para o cliente também pode ser menor.
Por último, vale mencionar ainda que a técnica incentiva a criatividade e resulta em peças únicas. Isso porque os materiais que seriam descartados podem se tornar patchworks e reworks incríveis para as peças que vão às araras.
Dessa forma, não há como negar que o upcycling deve ser uma das principais tendências da indústria da moda nos próximos anos, chegando como uma solução inovadora para empresas que visam promover a moda sustentável.
E aí, o que você acha dessa tendência? Deixe sua opinião no espaço de comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!