A Rússia sofrerá mais sanções da União Europeia, que anunciou na segunda-feira (14) novas consequências por conta da invasão russa à Ucrânia. No Twitter, o Conselho Europeu publicou que países que integram o bloco chegaram a um acordo de um quarto do pacote de punições.
Lançamento de mísseis russos no território da Otan poderá ser visto como ato de guerra
De acordo com a entidade, as medidas entraram em vigor nesta terça-feira (15), assim que foram publicadas no Diário Oficial da União Europeia. Dentre as pessoas afetadas, publicou a agência de notícias “AFP”, está Roman Abramovich, dono do Chelsea, um time de futebol inglês.
Segundo a publicação, até mesmo bens do magnata russo que estão fora do território da UE — incluindo iates e mansões de luxo — podem ser confiscados. Hoje, o dono do Chelsea já está nas listas de russos penalizados por conta da guerra em dois países: Reino Unido e no Canadá.
O primeiro país, por exemplo, impediu até que ele participasse da venda do clube que ele é dono desde 2003. Toda essa tentativa de neutralizar o poder do magnata acontece porque ele é um oligarca russo que tem uma relação muito próxima e de longa data com Vladimir Putin, presidente da Rússia.
Além disso, a agência conta que o bilionário tem “acesso privilegiado” no governo e ainda é considerado “uma fonte substancial de receita” da administração russa. Para Valdis Dombrovskis, comissário europeu do Comércio, as punições que estão recaindo sobre Romam Abramovich e sobre outros poderosos russos mostram que “não há ninguém intocável”.
“Como você verá, esta lista de oligarcas está em contínua expansão, não apenas com magnatas, mas também com oficiais russos e militares de alto nível”, afirmou ele, completando que esses poderosos são pessoas consideradas “ativas na máquina de propaganda da Rússia”.
Economia da Rússia
Todas essas sanções aos bilionários russos e ao país em questão afetarão acentuadamente a economia da Rússia, que já sofreu sanções da União Europeia, dos Estados Unidos e de vários aliados. O foco é sufocar a estrutura financeira russa, tudo isso por conta da ordem de Vladimir Putin de invadir o território ucraniano.
Leia também: Funcionária que invadiu programa de TV estatal russa para mostrar cartaz contra a guerra na Ucrânia recebe punição