Foi divulgado nesta segunda-feira, 13, pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), o Boletim Mensal dos Contratos de Partilha de Produção. O levantamento indica o montante que deve ser recebido parcialmente pela União referente aos barris de petróleo do mês de julho.
Trata-se de um apanhado único de 10 milhões de barris que abrangem a produção de três contratos em vigor desde o mês de novembro de 2017. A maior parcela desta contribuição é oriunda da Área de Desenvolvimento de Mero, que consiste em 5,8 milhões de barris.
A segunda maior contribuição direcionada à União foi feita pelo Entorno de Sapinhoá, diante de 3,8 milhões de barris de petróleo e, por último, a Tartaruga Verde Sudoeste, com 500 mil barris de pertróleo. De acordo com o boletim, foi possível identificar uma produção diária na média de mais de 38 mil barris.
No que compete exclusivamente à liberação feita pela Área de Desenvolvimento de Mero, são 25 mil barris por dia (BPD). Mesmo se tratando de números expressivos, o quantitativo ficou abaixo do apanhado referente ao mês de junho. A queda na produção de petróleo está relacionada aos seguintes fatores:
- Parada programada de Mero com o objetivo de encerrar o Sistema de Produção Antecipada-1 (SPA-1);
- Mudança de locação da unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) Pioneiro de Libra.
Ambas as ações tem como propósito viabilizar a criação do SPA-2 no quarto e último trimestre de 2021. É importante explicar que a sigla FPSO é proveniente da expressão em inglês “Floating Production Storage and Offloading”.
No que compete à média de área referente à produção excedente de óleo para a União no mês de julho de 2021, com base nos três contratos mencionados, atingiu o patamar de 9,3 mil barris por dia.
A produção média de gás também deve ser observada, sobretudo, no que compete aos dois últimos contratos voltados ao uso comercial do gás natural que chegou a 209 mil metros cúbicos por dia. Deste total, 171 mil m³ consistem no Contrato de Partilha de Produção (CPP) do Entorno de Sapinhoá, enquanto outros 38 mil m³ equivalem também ao CPP do Sudoeste de Tartaruga Verde.
Ao analisar a situação com cautela, nota-se uma queda em comparação ao mês anterior de 24,6%. A média diária do total do excedente em gás natural foi de 120 mil m³ por dia, correspondente somente ao Entorno de Sapinhoá.
Os interessados, podem obter dados mais precisos através do Painel Interativo Pré-Sal Petróleo, responsável por fazer um apanhado na produção de campos e de excedentes da União desde meados de novembro de 2017.
Vale ressaltar que a PPSA é uma empresa pública atrelada ao Ministério de Minas e Energia, com o propósito de gerir os contratos de partilha de produção para viabilizar o comércio de petróleo, gás natural e demais hidrocarbonetos fluidos da União.