O Partido Progressista (PP) e o União Brasil devem se unir e formar um bloco na Câmara dos Deputados, revelou nesta quarta-feira (22) o jornalista Valdo Cruz, do canal “Globo News”. Caso essa ideia, de fato, seja concretizada, os dois partidos formarão o segundo maior bloco da Casa – juntas, as legendas somam 108 deputados, que foram eleitos nas eleições do ano passado.
Conforme relata Valdo Cruz, em um primeiro momento, a intenção era formar uma federação, que obriga que os partidos se mantenham unidos até o fim da legislatura. No entanto, devido a questões internas do União Brasil, a federalização entre as duas legendas não saiu do papel.
Nesse sentido, o jornalista revela que fontes que integram as duas legendas ressaltam que essa possível união será fundamental para saber o futuro da parceria. Conforme Valdo Cruz, caso a relação do bloco seja harmoniosa, a ideia de uma federalização voltará à pauta em um futuro breve.
Parceria tem aval de Lula
Ainda de acordo com Lula, essa união tem o respaldo da equipe do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso acontece porque o governo federal tem tentado atrair para a base governista parlamentares do PP, que tem entre seus filiados o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP), que hoje figura oficialmente na oposição.
Pelos cálculos da equipe de Lula, com a parceria do PP com o União Brasil, que como citado, somarão juntos 108 parlamentares, será possível a aprovação de inúmeras pautas de interesse do governo petista. Isso porque, em uma análise inicial, constatou-se que, do total, em torno de 90 demonstram interesse em votar a favor de pautas governistas.
Se o PP, de Arthur Lira, é considerado de oposição e o governo Lula tenta trazer a sigla para perto, o mesmo não se pode falar do União Brasil, que embora ocupe três ministérios no governo Lula, se identifica como um partido independente. Nesse sentido, a legenda vem afirmando que deverá se posicionar gradualmente sobre cada votação.
De acordo com Valdo Cruz, nesta quarta, os partidos deram um passo importante na confirmação do nascimento do bloco entre o União Brasil e PP: os líderes das legendas conseguiram colher as assinaturas da maioria absoluta dos parlamentares das duas siglas, uma iniciativa necessária para formalizar a criação do grupo conjunto em questão.
Leia também: Câmara aprova Projeto de Lei que dá resultado favorável aos réus nos casos de empate em órgão colegiado