Unhas do pet compridas causam um grande desconforto para nossos amigos peludos. Elas interferem no modo de pisar do animal e podem levar a problemas posturais, deformidades, perda de equilíbrio, quedas e podem até mesmo chegar a entrar na pele do animal e causar muita dor (isso ocorre principalmente quando a unha do “quinto dedo” cresce muito).
Cortar as unhas do pet regularmente irá suavizar as pontas afiadas das unhas do seu pet e minimizar arranhões acidentais durante as brincadeiras.
Contudo, cortar as unhas do pet não é algo simples. Qualquer erro pode machucá-lo e causar muita dor. As unhas dos cães e gatos possuem vasos sanguíneos e nervos em seu interior. Um corte feito de maneira inadequada pode causar sangramentos e desconforto, por isso, preferencialmente, o corte das unhas deve ser feito por profissionais especializados.
O que fazer
- Peça ao veterinário para lhe mostrar como cortar as unhas do pet, pois é importante saber como evitar os vasos sanguíneos e nervos da unha na base rosada perto do dedo.
- Se o seu cão tem unhas escuras, você não será capaz de ver a base rosada, então será melhor pedir ao seu veterinário ou profissional para aparar as unhas do seu pet para você. Um corte de unhas a cada quatro semanas é geralmente suficiente.
- Cães que vivem em apartamentos ou em pisos de lisos podem precisar que as unhas sejam cortadas, pois nem sempre há o desgaste natural.
- Após o corte das unhas você pode lixar, com lixa de unha mesmo, para diminuir as pontas que ficam.
Prejuízos de não cortar a unha do pet
- Unhas grandes interferem na pisada do animal, causando deformidade postural, perda de equilíbrio e muitas vezes quedas, pois as almofadinhas perdem o contato com o chão.
- Unha pode perfurar a pele do animal, causando dor ao mesmo.
- Unhas grandes podem se enganchar em tecidos ou objetos e acabarem sendo arrancadas, causando muita dor ao animal.