A unha encravada é uma inflamação causada pela unha que entra nas laterais e cantos dos dedos. Ela é muito dolorida e pode impedir, por exemplo, que uma pessoa use sapatos fechados. Isso porque eles apertam o local, fazendo com que a unha entre mais ainda, piorando a dor.
Esse é apenas um exemplo dos vários desconfortos causados por uma unha encravada. Para ver, então, como você deve cuidar de uma unha encravada, se você já tiver uma, ou prevenir que sua unha encrave, continue lendo essa matéria!
O que é a ansiedade, quais os seus sintomas e como tratar
Quais são os sintomas da unha encravada
A unha encravada provoca, além da dor, inchaço no local, vermelhidão, e em alguns casos, a produção de pus pelo corpo. Algumas pessoas chegam, até mesmo, a apresentar febre decorrente de uma unha encravada. Isso porque, quando uma unha infecciona, é sinal de que alguma bactéria está agindo no corpo.
Como tratar
Primeiramente, para tratar uma unha encravada, jamais faça isso sozinho! Qualquer movimento errado pode agravar a inflamação, ou mesmo transformá-la em infecções graves. Dessa forma, procure um podólogo, que é o profissional indicado para cuidar dos seus pés e das unhas encravadas. Ele fará o procedimento de retirada da unha encravada. É um pouco doloroso, mas necessário.
Outro profissional muito indicado para tratar as unhas encravadas é o médico dermatologista, especialmente em situações que o podólogo não conseguiu resolver. O médico te recomendará pomadas para passar no local, anti-inflamatórios e/ou antibióticos, de acordo com a gravidade do seu caso. Há pessoas nas quais a situação é tão grave que precisam passar por uma pequena cirurgia de remoção da unha. Não deixe chegar a esse ponto para procurar um profissional!
Caspa: o que é, o que causa e como se livrar desse incômodo
Como prevenir
Primeiramente, para prevenir a unha encravada, corte a unha de forma correta. Você pode pensar que basta aparar e deixá-la mais curta, para que o corte esteja bom. Contudo, a unha jamais deve ser cortada de forma arredondada ou muito curta, pois isso facilita que ela entre na pele. Por isso, faça o corte da unha de maneira reta, sempre.
Não utilize sapatos muito apertados. Como dito acima, os sapatos apertados comprimem a unha na pele, fazendo com que ela entre mais facilmente nos cantos. Por isso, sapatos apertados podem causar essa inflamação. Mesmo que você tenha que utilizar sapatos sociais, preze sempre pelo conforto dos seus pés.
Não espere que sua unha encrave a primeira vez, ou novamente, para fazer o tratamento com um podólogo. Se você visitar esse profissional com frequência, para cuidar dos seus pés, você prevenirá a unha encravada e todo o desconforto que vem com ela!
Atenção!
Se você é diabético, tem problemas de circulação ou imunodeprimido, você deve tomar um cuidado especial com a unha encravada. Isso porque a infecção, em pessoas que apresentam esses quadros, se espalha com mais facilidade e pode atingir todo o corpo, através de uma infecção generalizada.
Dor nas costas: veja como aliviar a dor que acomete a maioria das pessoas