A Stablecoin é uma criptomoeda que pela sua tradução significa “moeda estável”. Estando muito próxima ao valor de 1 dólar, permite-se o uso em outros tipos de lastros, sendo eles o índice S&P500, o Euro, o ouro e também o petróleo. Contudo, o que permite que esta moeda fique em paridade é a sua compra referente ao ativo real.
Como funciona o Stablecoin do dólar
Ao transferir, por exemplo, mil dólares ao administrador do Stablecoin, ele realiza a emissão de mil tokens que são enviados para a carteira de valores deste cliente.
Todavia, é preciso lembrar que o beneficiado não precisa negociar os token por menos de 1 dólar. Esta criptomoeda estará sempre alternando em valores próximos a sua base. Caso essa moeda acabe rebaixando, os arbitradores irão atrás deste ganho para fazer subir novamente para um valor próximo a 1 dólar.
Outra grande questão sobre o funcionamento desta moeda, é que é de total responsabilidade do administrador da stable coin a garantia de token em circulação para ser igual ao montante de dólares que foram custodiados ou, ainda, guardados.
Vantagens da stablecoin
Ao se optar por esta moeda digital o usuário estará exposto as seguintes vantagens que podem fazer toda diferença em seu dia a dia:
- Muitas vezes é uma moeda mais forte que a local;
- Possui a possibilidade da auto custódia. Em outras palavras, o stablecoin permite que o cliente a armazene em um wallet de sua responsabilidade;
- Transferência entre exchanges com processos rápidos e baratos.
Os principais stablecoins
Com a incessante busca de paridade com o dólar, esta moeda digital vem dominando o cenário atual. Porém, junto dela também temos outras duas grandes moedas que também são muito utilizadas: a Tether USD (USDT) e a USDC, da corretora americana Coinbase. Contudo, neste mesmo mercado ainda há as moedas que estão buscando o seu lugar e também a paridade com o ouro, como é o caso das criptomoedas.