Você faz parte do time de pessoas que está sempre a olhar para o céu e acompanhar os fenômenos da natureza? Então fique atento, pois teremos em breve o principal evento astronômico dos últimos anos no Brasil, um Eclipse Solar!
Então, já anota aí para não esquecer! Vai ser no dia 14 de outubro, e o fenômeno será visível em todo o país.
Cabe ressaltar que em grande parte das regiões, será um eclipse parcial, mas de uma estreita faixa que passa pelo Norte e Nordeste brasileiro, será um espetacular Eclipse Anular do Sol.
Contagem regressiva para o Eclipse Solar
Quem gosta de apreciar os fenômenos astronômicos, vai ficar com a ansiedade a mil até que chegue o dia 14 de outubro.
No entanto, mesmo quem já está familiarizado, precisa ficar atento, pois observar um eclipse solar pode ser muito perigoso. Isso porque, se você fizer da maneira errada, pode até perder a visão.
A saber, na verdade o perigo não está no eclipse, e sim em olhar para o Sol, em qualquer ocasião.
Sendo assim, fica o alerta para que você nunca olhe para o Sol sem utilizar os equipamentos adequados ou filtros especialmente projetados para esta finalidade.
Veja também: UBER é condenada a contratar TODOS os motoristas no Brasil e pagar multa de R$ 1 BILHÃO
Equipamentos
Sem dúvida, a grande maioria da população não tem acesso aos equipamentos astronômicos e ainda mais para observação solar.
Contudo, é preciso destacar que é possível acompanhar a evolução de um eclipse do Sol sem instrumento óptico, desde que com o filtro adequado.
Óculos
Ah, mas eu tenho um ótimo óculos de sol, você pode pensar. Então, saiba que mesmo as melhores lentes desse tipo de óculos não afastam possíveis problemas se você olhar diretamente para o sol, em especial durante um evento como esse.
Entretanto, existem modelos de óculos próprios para isso. Aliás, alguns são bem acessíveis. Geralmente são chamados “óculos para eclipse solar” e essa é a melhor forma e a mais segura de se olhar diretamente para o Sol.
Vidro de soldador
Se não conseguir um desses modelos, você pode proteger a sua visão com o chamado “vidro de soldador”, que é aquele vidro escuro utilizado nas máscaras de solda elétrica.
Ele pode ser encontrado facilmente em lojas de ferramentas e material de construção, mas atenção: Você precisa procurar o vidro de soldador número 14 ou mais.
Em resumo, esses vidros são projetados para bloquear muita luz, mas principalmente a luz ultravioleta que é a mais nociva.
Ainda assim, cabe mais uma recomendação! Não é suposto olhar por muito tempo. O ideal é observar por uns 10 segundos e deixar a vista descansar por uns 30 segundos antes de observar novamente.
Cabe mencionar que toda essa preocupação existe porque nossos olhos são muito sensíveis e quando olhamos diretamente para o Sol, a luz e o calor concentrado em nossa retina podem causar danos permanentes às células.
Telescópio
Por fim, cabe citar que existe um tipo de telescópio próprio para o eclipse solar.
Em suma, os telescópios solares não precisam ser grandes porque não precisam captar muita luz, mas precisam de um filtro especialmente projetado para isso.
Geralmente é um filtro H-Alfa que permite a passagem apenas de uma faixa muito estreita do espectro de luz visível e possibilita a observação de protuberâncias, filamentos, manchas solares e muitos outros detalhes da superfície do Sol. Tudo isso em total segurança.
Mas, aqui vem a triste notícia: esse equipamento é bem caro.
Filtros
Desse modo, o ideal para assalariados como a grande maioria da população, é algo mais acessível.
Assim sendo, vale destacar que existem filtros que permitem proteger o nosso equipamento astronômico para fazermos a observação do eclipse solar sem expor a nossa visão a riscos.
A saber, existem no mercado dois tipos de filtros: o da Baader Planetarium, que é prateado e bloqueia a luz solar de maneira uniforme, o que faz o Sol aparecer esbranquiçado; e o da Thousand Oaks, um polímero escuro que bloqueia mais as componentes azul e ultravioleta, exibindo um Sol mais amarelado.
Leia ainda: Novo feriado se aproxima! Veja quem vai folgar no próximo dia 20