Um em cada quatro trabalhadores não retirou o dinheiro do FGTS emergencial neste segundo semestre. Isso considerando apenas o universo das pessoas que possuem o direito. As informações são da própria Caixa Econômica Federal.
De acordo com essas informações, cerca de 15 milhões de trabalhadores não retiraram o dinheiro. Não se sabe quantos desses optaram por não tirar, e quantos não tiraram porque não sabiam que tinham esse direito.
O que se sabe, porém, é que com essa falta de saque, o dinheiro voltou para o Governo Federal na última segunda-feira (30). E não foi pouco dinheiro. De acordo com informações da própria Caixa, R$7,9 bilhões voltaram para os cofres.
Se você não sabia que tinha esse direito, não tem problema. Você pode voltar a fazer uma solicitação no app do FGTS Emergencial. Nesse caso, o dinheiro vai para uma conta digital e você poderá movimentar a quantia no aplicativo Caixa Têm.
Entre outras coisas, você poderá transferir o dinheiro para outra conta sem qualquer custo adicional. Mas vale lembrar que o trabalhador tem um limite de tempo para fazer essa solicitação. Esse limite vai do dia 7 de dezembro até 31 do mesmo mês.
FGTS Emergencial
O FGTS Emergencial teve uma liberação automática neste segundo semestre. Dessa forma, todo mundo que tinha direito recebeu o valor automaticamente na sua conta. Caso o trabalhador não desejasse receber a quantia agora, deveria informar com 10 dias de antecedência.
Seja como for, existia ainda uma segunda opção: receber o dinheiro e não mexer nele. Nesse caso, o Governo pegaria o dinheiro de volta depois de um prazo sem movimentação. Esse prazo, aliás, acabou no último dia 30 de novembro.
É por isso que se imagina que uma parcela dessas 15 milhões de pessoas que não sacaram o dinheiro são realmente pessoas que não queriam mexer agora.