Milhões de brasileiros deixaram para a última hora a declaração do Imposto de Renda. Com isso, muitos precisam correr contra o tempo para juntar os documentos e colocar todas as informações no programa da Receita Federal. Contudo, existem algumas ferramentas que facilitam, e muito, a declaração de quem está atrasado.
Por isso, hoje vamos entender como facilitar a sua declaração, além de dar algumas dicas para aumentar a sua restituição. Vale lembrar que a não declaração decorre em multas pesadas.
Use a declaração pré-preenchida
A declaração pré-preenchida é uma modalidade nova de enviar o Imposto de Renda à Receita Federal. Com esta novidade, ficou ainda mais fácil efetuar a declaração de forma correta, diminuindo, assim, as chances de cair na malha fina e, com isso, levar multas. Contudo, especialistas dizem que é preciso ter atenção em alguns casos e não se levar por notícias falsas.
Isso porque a declaração pré-preenchida não tira a possibilidade de cair na malha fina ou de pagar multa. Dessa forma, é possível optar por esse tipo de declaração e, mesmo assim, precisar pagar multas. Esse caso é ainda mais visível em pessoas que fizeram algumas operações financeiras no fim do ano ou que efetuaram vendas de imóveis ou outros bens. Por isso, mesmo que você escolha essa forma de enviar o Imposto de Renda, especialistas dizem que é preciso revisar todos os campos.
Vale lembrar que, neste ano, o prazo de envio do Imposto de Renda iniciou no dia 15 de março. Com isso, os cidadãos tiveram mais de 2 meses para enviar as informações ao governo. Confira aqui as regras.
Aumente a restituição do Imposto de Renda
O dia 31 de maio, além de ser o último dia para declarar o Imposto de Renda, é também o dia do pagamento do primeiro lote da Receita Federal. Apesar disso, quem vai declarar hoje precisará esperar um bom prazo para receber esse valor. Contudo, ainda é possível aumentar o valor da restituição na hora de receber.
Para aumentar a restituição, uma das possibilidades é abater até 6% do valor devido para transferir para filantropia, como entidades de proteção à infância, Fundo do Idoso e Fundo Nacional de Cultura. Além disso, para quem tem esse investimento, a previdência PGBL pode aumentar a restituição em até 12%. Além disso, a regra de dedução do Imposto de Renda permite abater gastos com saúde e educação do valor devido. Para isso, é preciso fazer a declaração completa, enviando todos os comprovantes e anexando as informações corretas nos campos necessários. Cada regra possui um limite de abatimento de imposto devido, que também pode se converter em restituição, posteriormente.
O envio das informações deve ser feito até hoje, às 23h59.