O instituto Datafolha divulgou na noite dese sábado (01) a última pesquisa referente as eleições presidenciais marcadas para acontecer neste domingo (02). No levantamento, é possível ver que os candidatos estão estabilizados em seus respectivos números de intenções de votos.
Especialista diz que último debate não tinha chance de mudar o cenário eleitoral
Conforme apontou o Datafolha neste sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) somou 50% das intenções dos votos válidos, 14 pontos percentuais a mais do que o atual chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL), que totalizou 36%.
Importante destacar que votos válidos são aqueles onde são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Este é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ressaltou o Datafolha, existe a possibilidade de a disputa ser decidida neste primeiro turno da disputa.
Confira os percentuais dos candidatos
Abaixo você confere os números relatados nesta quinta e a comparação deles com a pesquisa anterior publicada no dia 29 de setembro. Confira:
- Lula: 50% (50% no levantamento anterior);
- Bolsonaro: 36% (36% na pesquisa anterior);
- Simone Tebet (MDB): 6% (5% na pesquisa anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 5% (6% na pesquisa anterior).
Datafolha projeta segundo turno entre Lula e Bolsonaro
Além do levantamento referente ao primeiro turno das eleições, o Datafolha também revelou números sobre um eventual segundo turno. Nas últimas semanas, com a confirmação de uma eleição polarizada entre Lula e Bolsonaro, o instituto sequer tem mostrado levantamentos sobre eventuais segundo turnos sem a dupla citada.
Neste sábado, a pesquisa mostrou que, em uma eventual segunda etapa da eleição, Lula venceria Bolsonaro com 16 pontos percentuais de vantagem. Isso porque o ex-presidente somaria 54% e o atual chefe do Executivo 38%. De acordo com o Datafolha, para poder apresentar os resultados deste sábado, o instituto entrevistou 12,8 mil pessoas entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. Como citado, a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: TSE realiza verificação dos sistemas para as eleições um dia antes do pleito