Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra um caixão que seria do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sendo transportado para um carro funerário. Na internet, algumas publicações relatam que as filmagens em questão foram feitas na saída do Hospital Sírio-Libanês, localizado na cidade de São Paulo.
Equipe de Lula estuda transformar Polícia Federal em FBI; entenda
De acordo com o vídeo, Lula morreu no hospital e, agora, querem esconder seu corpo para, assim, poderem “diplomar” um “sósia” e, depois disso, ser possível empossar Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, como chefe do Executivo.
“Nesse vídeo, estão transportando o caixão do molusco [Lula] para escondê-lo em um local seguro. Vejam aí ele saindo do Hospital Sírio Libanês de SP, onde a imprensa descobriu tudo. Querem diplomar o ‘sósia’ dele para depois empossarem o Alkmin”, afirma a legenda da publicação.
Nesta quinta-feira (01), o portal de verificação de notícias “Lupa” revelou que o vídeo é falso. De acordo com o site, as imagens não têm nenhuma relação com Lula e, na verdade, foram feitas durante a retirada do corpo da cantora Gal Costa, que assim como publicou o Brasil123, a artista morreu no último dia 09 de novembro, aos 77 anos, de uma causa não revelada.
Ainda de acordo com o site “Lupa”, diferentemente do que diz o vídeo, o local onde as imagens foram feitas não era o Hospital Sírio-Libanês e sim a casa de Gal Costa, localizada nos Jardins, um bairro de São Paulo, capital.
Desde que Lula venceu o atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL), nas eleições deste ano, passaram a surgir boatos de que o petista teria morrido. Essas informações falsas ganharam força, sobretudo, na semana passada, após Lula ter dado entrada no Hospital Sírio-Libanês para passar por uma laringoscopia.
No entanto, diferentemente do que diz a fake news, o presidente eleito recebeu alta após ter feito o procedimento, como aponta um boletim médico publicado no seu site oficial. Hoje, Lula está em Brasília, onde participa da transição entre o seu futuro governo e a atual gestão de Bolsonaro.
Leia também: Posse de Lula terá show com Pabllo Vittar, Valesca Popozuda e outros artistas; veja a lista