Uma das maiores questões em relação a guerra Ucrânia x Rússia é como esse conflito poderá influenciar a nossa economia ou simplesmente nos trazer consequências. Atualmente, com o mundo globalizado, diversas ações acabam tendo desdobramentos inevitáveis em outros locais, e uma guerra é um problema global. Para entender mais como o conflito influencia nossa nação, o Brasil 123 preparou algumas informações importantes.
Dois fatos, dois impactos
No fim do ano de 2019 um vírus apareceu do outro lado do planeta e se espalhou com velocidade galopante pelos quatro cantos do mundo. O impacto gerado na vida das pessoas, nos hábitos, costumes, nas finanças pessoais e de empresas, além do elevado número de óbitos nos deixou a todos perplexos, e ainda deixa pois ainda convivemos com a pandemia nos dias atuais.
Há alguns dias estávamos acompanhando a tensão gerada pela ameaça de invasão da Rússia na Ucrânia, o que infelizmente se concretizou no dia 24 de fevereiro de 2022, trazendo medo e apreensão para todas as nações, bem como atuação política direta de países ao redor do mundo.
Importante saber que este conflito não é recente. Em 2014 a Rússia já havia invadido uma parte da Ucrânia na região da chamada Península da Crimeia e a ocupação continua até os dias atuais.
Quais os efeitos econômicos para o Brasil no conflito Ucrânia x Rússia?
Independente das razões da guerra e o que a motiva, o que podemos afirmar é que a guerra tem um impacto e consequência para os Direitos Humanos e para a economia.
Na perspectiva econômica, há risco de impacto negativo do conflito Ucrânia x Rússia para o Brasil em três aspectos: alimentos, combustíveis e no câmbio.
Agronegócio prejudicado
É preciso lembrar que a Rússia é a maior produtora de trigo do mundo, estando a Ucrânia em quarto lugar nesta produção. Sendo assim, um conflito tem um impacto imediato na produção e exportação do trigo! O Brasil pode ter dificuldades em comprar trigo pois um outro mercado possível seria o da Argentina cuja produção do trigo foi afetada pela seca no país!
Um outro aspecto é que é a Rússia também a responsável pelo fornecimento de mais de 15% dos fertilizantes que são usados no Brasil. Ou seja, o aumento do petróleo, a variação do dólar motivada pelo conflito e a dificuldade de acesso a insumos podem ter um impacto bem negativo na nossa economia em vários setores. Um grande exemplo disso é dentro do agronegócio.
Impacto maior em países menos desenvolvidos
Precisamos então ter consciência de que conflitos e guerras, mesmo fora do continente Latino-Americano onde estamos vivendo, tem um alto grau de impacto. Isso pois são países ainda muito dependentes das variações econômicas de outros países. Assim, podemos ter aumento de juros e preços sobretudo para alimentos.
As perspectivas não são boas, principalmente se a guerra se prolongar, pois a economia mundial é, atualmente, toda interligada. Sendo assim, quanto mais se desdobra um conflito Ucrânia x Rússia, mais se têm reflexos disso ao redor do mundo e, claro, também no Brasil.